Pensar Piauí

Governadores do Nordeste se manifestam contra privatização da Eletrobras

Os gestores estaduais dizem que a operação aumentará o preço da conta de luz e pode levar a venda para o setor privado de hidrelétricas na região

Foto: ReproduçãoEletrobras
Eletrobras

Os nove governadores do Nordeste se manifestaram contra a aprovação da medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras, que a Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira (19).

Os gestores estaduais dizem que a operação aumentará o preço da conta de luz e pode levar a venda para o setor privado de hidrelétricas na região, como o Complexo de Paulo Afonso (na Bahia) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe), administradas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). 

“Cabe observar ainda que, se concretizada, tal medida promoverá, na prática, efetiva entrega da gestão dos principais rios e reservatórios ao controle privado. Isso gerará insegurança energética, com real ameaça de déficit no fornecimento de energia, e perda de potência dos projetos de desenvolvimento regional, principalmente do Norte e o Nordeste do país, sabidamente regiões com menores índices de desenvolvimento humano e alto potencial de geração de energia”, afirmaram os governadores em nota do Consórcio do Nordeste.

Veja a nota da íntegra:

Foto: ReproduçãoNota do Consórcio Nordeste
Nota do Consórcio Nordeste

ÚLTIMAS NOTÍCIAS