Pensar Piauí

Governador do Ceará estatiza hospital; obra tem problemas

A prefeitura de Fortaleza concedeu licença para a construção de um prédio residencial

Foto: O PovoHospital Leonardo da Vinci
Hospital Leonardo da Vinci

O Governador do Ceará, Camilo Santa (PT), anunciou ontem a estatização do Hospital Leonardo da Vinci. O governador assinou decreto para aquisição da unidade. Originalmente, da rede privada, aquela unidade de saúde havia sido requerida pelo Governo do Ceará para atender pacientes com Covid-19.

"Estamos transformando hospital privado em público, do SUS", comemorou Camilo Santana.

Desde o dia em que começou a acolher, exclusivamente, infectados pelo novo coronavírus em 23 de março, mais de 1.900 pacientes passaram pelo Hospital Leonardo da Vinci, cuja estrutura física chegou a ter 230 leitos, sendo 150 de UTI.

Mas há uma incoerência nessa história. 

Segundo informações de um ex-comissionado da Prefeitura de Fortaleza, que pediu para o nome não ser revelado, o proprietário do prédio conseguiu licença na Prefeitura de Fortaleza para construir um prédio de apartamentos no local e não um hospital. Com a obra em andamento, fiscais da prefeitura visitaram a construção e constataram que havia indícios de que ali se tornaria um hospital.

A obra foi e continua embargada.

Com o passar do tempo, o proprietário conseguiu concluir a construção e, de fato, a usou como unidade de saúde. Mas nunca regularizou a situação junto ao poder público municipal. Pelas irregularidades existentes, há uma vultuosa multa imposta pela Prefeitura.

No anúncio da aquisição do Hospital, Camilo Santana não disse o valor que o Estado pagará, não disse o valor que será descontado da multa da Prefeitura e que ações adotará para deixar a obra nas condições adequadas de funcionamento exigidas pelo executivo municipal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS