Pensar Piauí

G20 reúne especialistas, autoridades e delegações internacionais em Teresina no dia 20

Programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Foto: Audiovisual G20 BrasilG20 Brasil
G20 Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promovem, na próxima segunda-feira (20), os eventos do G20 Socia,l em Teresina (PI). 

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense entre 22 e 24 de maio. 

No dia 20, a partir das 8h30, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, abre a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Também participa do evento a secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, além de outras autoridades.

Durante o encontro, aberto ao público e à imprensa, os ministérios que compõem a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

Em seguida, às 10h, será realizado seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza", que traz apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. O evento também é aberto ao público e à imprensa.

Dentro do seminário será apresentado o estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)”, que visa analisar o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí ao longo dos últimos 25 anos. Ele ainda destaca as políticas públicas e estratégias adotadas no enfrentamento à fome e à pobreza.

Fazem parte do debate o ministro Wellington Dias; o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; a presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Luciana Servo; e o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.

À tarde, no âmbito do G20 Social, o ministro Wellington Dias também participa, junto ao governador do Piauí, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”. A fala do ministro será aberta à imprensa. 

Todos os eventos do dia 20 de maio ocorrem na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). Interessados em participar da reunião da Caisan e no seminário devem fazer pré-inscrição neste link. As vagas estão sujeitas à lotação do auditório. 

3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Entre 22 e 24 de maio, a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza reunir mais de 50 delegações internacionais no Centro de Convenções de Teresina para acertar os termos finais da Aliança Global. 

No dia 22, após participarem da abertura da reunião, o ministro Wellington Dias terá encontro com a imprensa para tratar das expectativas do evento. Já no dia 24, ao fim da reunião, o titular do MDS e a equipe técnica da Força Tarefa concedem novamente coletiva de imprensa para fazer um balanço dos debates. 

Em seguida, ainda no dia 24, as delegações do G20 poderão conhecer, in loco, como os programas de combate à fome funcionam no estado por meio de duas visitas de campo. A primeira será na horta comunitária do povoado Ave Verde, onde técnicos terão a oportunidade de ver, na prática, como funcionam os programas de combate à fome e como é incentivada a produção da agricultura familiar no entorno de Teresina. Em seguida, os participantes irão à Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os produtores podem comercializar seus alimentos, cultivados localmente, para o consumidor. As visitas de campo podem ser acompanhadas pelas equipes de imprensa.

Serviço:
Dia 20/05

Eventos G20 Social 

Reunião Aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
Horário: 8h30 às 10h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Inscrições: neste link

Seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza"
Horário: 10h às 12h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Inscrições: neste link

Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil
Será possível acompanhar apenas a fala do ministro do MDS
Horário:  A partir das 14h (sujeito a mudanças) 
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)

3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Dia 22
Abertura da reunião - Coletiva de imprensa com Wellington Dias

Horário: 10h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina 

Dia 24 

Encerramento da reunião - Coletiva de imprensa com Wellington Dias
Horário: 12h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina 

Visitas in loco

No fim da reunião, a imprensa é convidada a acompanhar visita a campo das delegações do G20, que partem do Centro de Convenções de Teresina
Horário: 14h
Locais: Horta comunitária do povoado Ave Verde (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Ave Verde, rua Matões S/N, Povoado Ave Verde) e, em seguida, Espaço Rosa dos Ventos (Universidade Federal do Piauí - UFPI)

Coletivas de Imprensa

Para as coletivas é necessário fazer o credenciamento prévio via G20, selecionar o evento “3rd Global Alliance against Hunger and Poverty Task Force Meeting” e  preencher formulário solicitado com foto. 

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS