Pensar Piauí

França tem nova onda de Covid-19

Outras regiões da Europa também vivenciam o recrudescimento da doença

Foto: ReproduçãoCoronavírus
Coronavírus

Fórum - Após viver um tempo de aparente “normalidade” e controle do coronavírus, a França vive sob uma nova onda do vírus.

De acordo com a agência sanitária da França, a Santé Publique France, foi confirmado nesta sexta-feira (29) que o país vive uma nova onda epidêmica

A agência de Saúde informa que o número de casos voltou a crescer desde o dia 18 de outubro.

De acordo com o boletim semana divulgado pela agência, a taxa de incidência do vírus aumentou 14% no espaço de uma semana e passou para 55 diagnósticos positivos para cada 100 mil pessoas, em 44 regiões do país.

Dessa maneira, a agência de saúde, a partir de 50 infecções, considera que a epidemia está fora de controle.

Foram registrados, na última semana, 5.276 contaminações diárias e 346 pessoas foram hospitalizadas nas unidades de terapia intensiva (UTI) no sistema público de saúde.

Neste momento, 6.500 pessoas estão internadas em todo o país acometidas pelo coronavírus.

Em comunicado, a agência de saúde informou que “neste contexto, é primordial encorajar a vacinação das pessoas que ainda não se imunizaram e a terceira dose para os maiores de 65 anos e pacientes com comorbidades, além de manter as medidas de proteção”.

Apesar do recrudescimento do vírus, o governo da França aposta no avanço da vacinação. Cerca de 68% da população francesa está imunizada com as duas doses.

Além disso, o governo do presidente Macron tem considerado efetivo a obrigatoriedade do passaporte sanitário que, segundo o governo, tem se mostrado eficaz para o controle de circulação do vírus. A medida, em princípio, vale até o final de fevereiro.

Coronavírus avança no leste europeu

Paralela à situação da França, o vírus continua a avançar ao leste do continente. Os países mais atingidos são: República Tcheca, Hungria, Dinamarca, Polônia, Croácia e Eslováquia.

Por sua vez, o Oriente Médio registrou uma queda de 16% nas contaminações, o continente africano 11%, o Caribe 3% e a Oceania 2%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS