Pensar Piauí

Ford fecha unidade em São Bernardo

"A ação foi difícil, mas necessária para a reestruturação dos negócios da empresa"

Foto: Google ImagensA crise não regride, só aumenta
A crise não regride, só aumenta

O portal Estadão confirma nesta quarta-feira, 30, o encerramento da produção de caminhões da fábrica em São Bernardo do Campo (SP).  O fechamento da unidade já havia sido confirmado em fevereiro. Por meio de nota, a Ford afirmou que a suspensão da produção ocorre "em linha com a decisão de sair do segmento de caminhões na América do Sul". "A ação em São Bernardo foi difícil, mas necessária para a reestruturação dos negócios da empresa", afirmou a empresa.
Com a medida, por volta de 600 funcionários devem ser dispensados. Outros mil da seção administrativa da empresa devem continuar na empresa até março. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, a unidade tinha 2,7 mil funcionários à época do anúncio de encerramento das atividades. Desde então, 1,5 mil trabalhadores foram demitidos, a maioria pela adesão a um Programa de Demissão Voluntária (PDV). 
A produção de caminhões seria mantida até novembro, quando seriam finalizadas as negociações de venda para o grupo brasileiro Caoa.  Até o momento, porém, a Caoa não conseguiu levantar os recursos necessários para efetivar a compra, anunciada no início de setembro.
Em nota, a empresa agradeceu ao empenho dos funcionários. “Mesmo após o anúncio feito em fevereiro, eles nunca deixaram de cumprir com suas obrigações, produzindo produtos de altíssima qualidade e cuidando da segurança”, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS