Pensar Piauí

Fonteles entrega primeira das 67 obras do Orçamento Participativo em Teresina

Foi entregue a pavimentação asfáltica de mais de 8 mil m² da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul.

Foto: Reprodução/ccomOrçamento Participativo (OPA)
Orçamento Participativo (OPA)

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta sexta-feira (9), a pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina. Essa é a primeira entrega de obra executada com recursos do meio do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024 na capital.


Rafael falou que o OPA é uma experiência premiada nacionalmente, em que a população, por meio de votação, escolhe as obras ou ações que serão executadas. “É um marco histórico no que diz respeito à participação popular efetiva. Tivemos 25 mil pessoas votando, cerca de 10% do eleitorado de Teresina e Parnaíba”, afirmou o governador.

Foto: Reprodução/ccomPavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina.
Pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina.

Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com investimentos no valor de R$ 928.313,41, o asfaltamento foi uma reivindicação da Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto. Os moradores do bairro votaram para a realização da obra em agosto. Em dezembro, ela entrou para o Orçamento do Estado e agora foi concluída.

O presidente da associação do bairro, Roriz Rodrigues, disse que a pavimentação foi muito bem-vinda, pois melhorou a qualidade de vida da população. “Era uma via morta, cheia de buraco e mato e agora está movimentada, o pessoal fazendo caminhada, com direito de ir e vir”, comentou o morador.

Roriz contou que mais de 3.500 moradores do residencial votaram e escolheram três obras no OPA. A pavimentação da rua Rosa Tajra foi apenas a primeira a ser entregue.  As outras que serão executadas são a pavimentação asfáltica que liga o Torquato aos Torrões e a construção do Centro de Convivência.

O secretário Washington Bonfim disse que o OPA chegou para ficar e que em breve será lançado o OPA 24/25. “Depois do Carnaval, vamos anunciar a próxima edição e autorizar a execução para outras que serão entregues”, disse o gestor informando ainda que o Orçamento Popular vai contemplar também as cidades de Picos, Floriano e Piripiri.

O asfaltamento de ruas entregues no bairro Torquato Neto é a primeira inaugurada na capital, dentre as 67 que serão ou já estão sendo executadas em Teresina. No total, o OPA contempla 88 obras, incluindo 21 em Parnaíba, todas escolhidas via voto popular. O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

Foto: Reprodução/ccomOrçamento Participativo (OPA)
Orçamento Participativo (OPA)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS