Pensar Piauí

Favelado Investidor: saiba como ganhar 100 mil reias

Ele trabalhou em um banco na Grande São Paulo e depois em uma empresa de auditoria.

Foto: You TubeMurilo Nascimento Duarte
Murilo Nascimento Duarte

Fonte: DCM  

Em cima de uma laje da favela do Jardim João 23, no extremo oeste de São Paulo, o contador Murilo Nascimento Duarte, de 25 anos, grava um de seus vídeos sobre finanças e investimentos. Usando os óculos espelhados Juliet, popularizado por cantores de funk, camiseta de time de futebol e um cenário com roupas estendidas no varal e fios emaranhados nos postes, o jovem conquistou um público cativo: os mais pobres. (…)

A intenção é falar para pessoas que nunca investiram, com uma linguagem simples que traduza o “economês” para o vocabulário popular. Para se aproximar da realidade da maior parte dos trabalhadores brasileiros, Murilo dá dicas de como ajustar as contas e investir até mesmo para quem ganha menos de um salário mínimo.

Entre as principais dicas, o Favelado Investidor, como se identifica nas redes sociais, recomenda ajustar as contas e entender seus gastos antes de investir. Ele também recomenda diversificar as aplicações e ter paciência. Nas redes sociais, ele costuma entrar em discussões por defender que inclusive os mais pobres se arrisquem no mercado financeiro.

“Ninguém é obrigado a ir para a Bolsa de Valores. Eu comecei pelo Tesouro e era muito conservador. Conforme a pessoa vai estudando e adquirindo experiência, o perfil muda. A Selic saiu de 14,25% para 2,25% hoje e o cara que quer mais rentabilidade tem que procurar outros meios de investimento”, afirmou em entrevista à BBC News Brasil.

Ele, que aprendeu a investir depois de trabalhar na sede de um banco na Grande São Paulo e depois em uma empresa de auditoria, quer desmistificar a ideia de que só é possível investir com muito dinheiro. (…)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS