Pensar Piauí

Fapepi participa de Fórum das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Fapepi participa de Fórum das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Foto: CCOMCiro e Sá
Ciro e Sá

Da CCOM

Em busca de novas oportunidades de cooperação com programas, agências e organismos internacionais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) participa, no período de 21 a 23 deste mês, da terceira edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fapepi, Ciro e Sá, se reúne, em São Paulo (SP), com todos os dirigentes de fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs).

O Confap é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do São Paulo (Fapesp). Segundo o diretor, o encontro procura proporcionar novas oportunidades de cooperação internacional, além das que já estão firmadas com a Fapepi – como a cooperação com o Fundo Newton e o Conselho Britânico. Essas oportunidades de cooperação internacional acontecem por meio de recursos a serem colocados, como financiamento de pesquisa, bolsas de estudo e organização de eventos científicos.

Além disso, poderão resultar no financiamento de ações de divulgação e popularização da ciência. O fórum, em seu primeiro dia de realização, recebeu parceiros das agências nacionais e organismos internacionais, para alinhar atividades já executadas em parceria com as FAPs. Também houve espaço para a apresentação de delegações de outros países interessados em cooperação com o Confap, para o fomento à internacionalização da pesquisa feita nos estados e cooperação com universidades estrangeiras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS