Pensar Piauí

Fábio Novo fala da formação das comissões técnicas da Alepi

O presidente Franzé Silva fez o anúncio da composição das comissões técnicas.

Foto: DivulgaçãoFábio Novo
Fábio Novo

 

                                                                     

A composição das comissões permanentes foram anunciadas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), na sessão plenária desta terça-feira (05).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi a primeira a ser instalada, no dia 27 de fevereiro, quando o deputado Hélio Isaías (PT) foi escolhido como presidente e o deputado Henrique Pires (MDB) como vice-presidente.

A composição da CCJ registrou a primeira alteração, com o anúncio da deputada Simone Pereira (MDB) como membro suplente, no lugar do deputado João Mádison (MDB). As modificações podem ocorrer a qualquer tempo, desde que mantida a proporcionalidade de membros por partido em cada comissão.

Foto: Reprodução/Aline RaquelSessão plenária desta quarta-feira (6)
Sessão plenária desta quarta-feira (6)

 

O deputado Fábio Novo (PT), que ficou como titular na Comissão de Administração Pública e Política Social, falou nesta quarta-feira (6) sobre como funciona as tramitações. "Pautas de orçamento, finanças, vão para a comissão de finanças, se for algo que é relacionado à administração, como hoje nós tivemos várias matérias, o mérito é discutido nessa comissão. E aí os deputados se reúnem, emitem um parecer, cada um verbaliza o que sente, o que pensa e depois colhe-se os votos desses deputados. Votou, aí sim a matéria está madura para voltar para o plenário, e no plenário é, digamos assim, a decisão final, é a maioria dos deputados que vão votar. Na maioria dessas matérias nós precisamos ter, como somos 30 deputados, no mínimo 16 votos para ser aprovada a lei. No caso de uma PEC, a Constituição, que é uma proposta de emenda constitucional, aí é preciso ter dois terços acima de 18 votos. É assim que funciona aqui na Assembleia Legislativa", explicou o deputado. 

Veja a como ficou a formação das comissões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS