Pensar Piauí

Ex-ministro Milton Ribeiro e pastor ligado a Bolsonaro são presos em operação sobre 'balcão' do MEC

Ribeiro foi preso em sua casa na cidade de Santos, no litoral paulista. A expectativa é de que ele seja transferido para Brasília ainda nesta quarta

Foto: DivulgaçãoMilton Ribeiro
Milton Ribeiro

Yahoo - A Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão nesta quarta-feira (22) contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e os pastores-lobistas Arilton Moura e Gilmar Santos, por suspeitas de crimes na liberação de recursos do Ministério da Educação para prefeituras.

Ribeiro foi preso em sua casa na cidade de Santos, no litoral paulista. A expectativa é de que ele seja transferido para Brasília ainda nesta quarta.

A operação foi autorizada pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal. A prisão foi determinada pelo juiz federal Renato Borelli. No mandado de prisão, o magistrado elenca ao menos quatro crimes que teriam sido cometidos por Ribeiro: corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Os dois são ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontados como lobistas que atuavam na pasta, quando era comandada por Ribeiro. Os pastores negociavam com prefeitos a liberação de recursos federais – mesmo sem ter cargo no governo.

No total, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões preventivas nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal, além de medidas cautelares como a proibição do contato entre os investigados.

Quem são os pastores beneficiados por Bolsonaro

Foto: Carolina Antunes/PRBolsonaro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura
Bolsonaro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura

O pastor Gilmar Silva dos Santos comanda a igreja Ministério Cristo para Todos, em Goiânia (GO), ligada à Assembleia de Deus. Ele nasceu em São Luís do Maranhão, Estado onde concentra forte articulação com os prefeitos, assim como no Amazonas.

O Maranhão teve 94 municípios atendidos com 267 empenhos para transferências do FNDE no ano passado. Esses empenhos referem-se a obras ou aquisição de equipamentos ou veículos que somam R$ 684 milhões (considerando o valor total do projeto, não somente o empenhado).

Nas redes sociais, Gilmar Santos diz que está há "40 anos pregando o Evangelho" e faz diversas publicações com suas pregações. Ele também é diretor do Instituto Teológico Cristo para Todos, que oferece cursos de teologia para "formar líderes para servirem ao reino de Deus". Santos já ministrou em Congressos, Simpósios, Cruzadas e Convenções nos 26 Estados e no Distrito Federal. 

Já Arilton Moura, aparentemente, não possui um perfil oficial nas redes sociais. Ele também é do Maranhão e assessor de Assuntos Políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS