Pensar Piauí

Estudantes da área de saúde são vacinados contra Covid no Piauí

Os primeiros a receber as doses foram das cidades de Parnaíba e Floriano

Foto: SesapiReunião da Saúde com estudantes de medicina do Piauí
Reunião da Saúde com estudantes de medicina do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já encaminhou para os municípios as doses da vacina contra Covid-19 para os trabalhadores da saúde, que inclui estudantes da área de saúde que fazem internato ou estágio supervisionado curricular. As doses disponibilizadas no primeiro momento foram para vacinar estudantes da Uespi, UFDPar, IESVP e São Camilo, em Teresina e no interior.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, até o momento, já foram vacinados os estudantes de Medicina e outros cursos da área de saúde de Parnaíba e Floriano. “Apenas a vacinação dos estudantes de Teresina e Picos estão em fase de agendamento. As vacinas para esse público vêm sendo distribuídas há duas semanas, após aprovação na CIB”, afirma Herlon.

O secretário Florentino Neto assegura que as doses para imunizar os estudantes da UFPI, Uninovafapi e Facid serão disponibilizadas nos próximos dias, porque a lista com os nomes dos alunos a serem imunizados foi entregue apenas esta semana. Com isso, eles deverão ser vacinados na primeira quinzena de maio, conforme calendário a ser elaborado pelos municípios.

Foto: Sesapixx

Embora façam parte do Plano Nacional de Imunização, a vacinação dos discentes do internato e do estágio supervisionado curricular representa uma conquista, devido à mobilização entre alunos. Eles foram recebidos pelo secretário de saúde Florentino Neto, que se mostrou sensível ao pleito e convidou representantes da categoria para participar da reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que reúne membros da Sesapi e das secretarias municipais de saúde de todos os municípios.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a imunização dos estudantes é parte de um movimento estratégico, para ofertar mais profissionais para atuarem na linha de frente dos hospitais durante a pandemia. O internato compreende atividades práticas, onde o aluno faz um trabalho como médico, só que com supervisão. "Nada mais justo que eles sejam imunizados com a maior brevidade", garante o gestor.

Mobilização

Desde o início do quadro de instalação da pandemia pelo novo coronavírus no Estado do Piauí, internos de Medicina das IES do Piauí estão sendo expostos ao risco de contaminação, visto que o contato primário com o paciente (seja anamnese, exame físico, etc) é diário e se dá por esses estudantes.

A vacinação dos internos de Medicina já estava prevista pelo Plano Nacional de Imunização conforme PLO 38/2021, que garante a prioridade na vacinação para estudantes da área da saúde que estejam em atendimento público, aprovada pela Assembleia Legislativa em 24 de março de 2021. 

Pela Resolução da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI Nº30/2021) em sua 26ª reunião de caráter extraordinário, ficou resolvido e autorizado pelo Secretário Estadual de Saúde, Florentino Alves Veras Neto, que 4% da Reserva Técnica seriam destinados para populações de grupos prioritários, incluindo estudantes de cursos da área de saúde em estágio supervisionado em internato.

"Não queremos parar o trabalho, queremos ajudar. Essa é a nossa missão e em um momento como esse, qualquer auxílio é vital. Mas é impossível fazer isso dentro de condições em que as nossas vidas estão em risco", disse o Centro Acadêmico de Medicina Carlyle Guerra de Macêdo- CAGEMA UESPI. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS