Pensar Piauí

Estudante da Uespi recebe prêmio da ONU na Espanha

Carmo Santos é do município de São Julião

Foto: Arquivo pessoalEstudante de jornalismo de São Julião recebe prêmio da ONU na Espanha
Estudante de jornalismo de São Julião recebe prêmio da ONU

O estudante sãojuliãoense, Carmo Santos, 18 anos, foi premiado após vencer uma competição internacional de vídeos da ONU – a Organização das Nações Unidas.

O jovem foi o grande ganhador da quarta edição do ‘Human Rights Youth Challenge’, em tradução livre: ‘Desafio Juvenil de Direitos Humanos’, realizado anualmente pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O concurso contou com o tema “Mudanças climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento”.

Em agosto, o pensarpiauí já havia anunciado a vitória: Conheça o estudante piauiense que venceu o concurso internacional de vídeos da ONU

Após vencer a competição, o estudante foi convidado pelo Relator Especial da ONU, Pedro Arrojo, para participar da cerimônia de premiação que ocorreu na última quinta-feira (25) na Universidade de Granada, no sul da Espanha.

A solenidade ocorreu durante uma conferência sobre direitos a água e saúde pública. O momento foi acompanhado por diversas pessoas presentes no auditório e ao vivo pela internet.

Foto: Arquivo pessoalCarmo Santos
Solenidade da ONU

Durante a sua fala Carmo Santos mencionou a correlação entre o concurso e a sua região de origem:

“Eu sou do Nordeste do Brasil, uma região que luta contra diversos problemas sociais e ambientais, sobretudo em relação ao acesso à água em muitos locais. Então quando eu soube da existência dessa competição, eu vi a oportunidade perfeita pra levantar a minha voz em relação a esses assuntos tão importantes para todo mundo, mas em especial para as pessoas de onde eu vivo” disse o estudante.

Foto: Arquivo pessoalCarmo Santos
Carmo Santos

Carmo Santos é oriundo de escola pública, o estudante concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, e atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). De origem familiar humilde, a conquista inédita de Carmo foi muito celebrada por amigos, familiares e colegas.

Com informações do Piauí em Foco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS