Pensar Piauí

Encceja 2020 iniciou inscrições

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 22 de janeiro

Foto: SeducEnccja 2020
Encceja 2020

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já começaram e seguem até o dia até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

"Essa é uma grande oportunidade para que jovens e adultos possam conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. É de fundamental importância que os interessados não percam os prazos, façam as provas e principalmente que preencham corretamente os seus dados e endereço, pois a confirmação vai para o endereço citado pelo estudante", disse Conceição Andrade, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc.

Encceja

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Justificativa de ausência

Nessa segunda (11), os inscritos que não compareceram no Encceja 2019 e que entraram com recurso para a justificativa de ausência poderão conferir os resultados.

O prazo para fazer a justificativa terminou em dezembro. O procedimento é obrigatório para quem se inscreveu em 2019, mas faltou a alguma das provas e agora deseja tentar novamente na edição de 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS