Pensar Piauí

Em São Paulo, Rafael destaca escola integral, transformação digital e energias limpas

Governador participou de painel na Expert XP com os governadores de SP, PA e RS sobre o Brasil do futuro; “Piaui vai ser o estado mais digital do Bras

Foto: CcomEm São Paulo, Rafael destaca escola integral, transformação digital e energias limpas
Em São Paulo, Rafael destaca escola integral, transformação digital e energias limpas

O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (02), do Expert XP 2023, em São Paulo. Considerado o maior festival de investimentos do mundo, o evento reúne investidores, líderes em gestão e inovação, autoridades políticas e personalidades do Brasil e de vários países.

Rafael Fonteles participou do painel Novas Lideranças Políticas: o Brasil do Futuro, ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Pará, Helder Barbalho; e de São Paulo, Tarcisio de Freitas. Ele destacou os três pontos que o Governo do Estado está investindo como essenciais para o crescimento do Piauí: escolas de tempo integral com ensino técnico e profissionalizante, governo digital e investimentos em energias limpas e na produção de hidrogênio verde.

Destacou ainda o papel do Estado como indutor do desenvolvimento ao estimular os investimentos privados. “O Piauí está se propondo a ser o primeiro do Brasil a ter todas as escolas da rede pública estadual em tempo integral e com uma diferença importante: a educação profissional e técnica dentro do currículo obrigatório para todos os alunos”, disse ele, ao falar da educação pública.

Outro ponto abordado foi a transformação digital, considerando que o Piauí pretende ser o estado mais digital do Brasil. “O desafio fiscal que nós temos, nós governadores, prefeitos e o Governo Federal. Não é fácil cumprir a Constituição de 1988 com a carga tributária que nós temos e ninguém quer aumentar a carga tributária. Então, a solução é a digitalização dos serviços públicos, é nisso que o Piauí acredita”, afirmou.

Rafael Fonteles falou da importância das energias limpas e do hidrogênio verde no processo de transição energética que o mundo atravessa. “Entendemos que o ciclo do petróleo e do gás está perto de acabar, mas o Brasil pode ser o campeão do ciclo do hidrogênio verde e das baterias. O Piauí reúne todas as condições para ser um dos protagonistas desse processo de transição energética, especialmente no grande potencial de geração de hidrogênio verde”, disse.

Organizado pela XP Investimentos, o Expert XP é considerado o maior festival de investimentos do mundo! A 13ª edição do evento acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, e reúne mais de 160 palestrantes. Participam, dentre outros, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ex-premiê britânico Bóris Johnson; o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo; o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, dentre outros.

Com informações da Ccom