Pensar Piauí

Em Pedro II, além de música, economia solidária

Em Pedro II, além de música, economia solidária

O governador Wellington Dias participou na sexta-feira (26) da abertura da XI Feira da Economia Solidária - promovendo a esperança e a cidadania no campo, realizada pelo Fórum de Entidades da Agricultura Familiar na cidade de Pedro II, localizada a 195 km de Teresina. O evento reúne exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, comidas típicas da região, artesanato, palestras e apresentações musicais.
Na oportunidade, aconteceu o lançamento do projeto Fundo Solidário Quintais Produtivos Agroecológicos. Em ato simbólico, Wellington Dias entregou a 20 produtores a quantia de "mil opalas" moeda criada pelo Banco Opala de financiamento criado pela Organização Não-Governamental (ONG) Obra Kolping e foi assumida pela população e empresários da região. O sucesso da moeda gerou a criação do Banco Opala, onde também funciona um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal (CEF), no centro de Pedro II.
"Vamos fazer um aporte de crédito, através da Agenda de Fomento do Estado, ao Banco Opala, como também ao Banco dos Cocais - criado em dezembro de 2007, na cidade de São João do Arraial, para ajudar a desburocratizar o crédito a quem trabalha com qualquer cultura a ter acesso ao crédito", afirma Wellington Dias.
O governador Wellington Dias comentou ainda que desde o primeiro Festival de Inverno de Pedro II, em 2004, ele deu a idéia de realizar a feira da economia solidária junto com o festival como forma de promover a economia da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS