Pensar Piauí

Em decisão unânime, PDT aprova apoio a Lula no 2º turno

Carlos Lupi, presidente do PDT, declarou que a decisão é de "apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”

Foto: Reprodução/g1O presidente do PDT, Carlos Lupi, anuncia apoio do partido a Lula no segundo turno das eleições
O presidente do PDT, Carlos Lupi, anuncia apoio do partido a Lula no segundo turno das eleições

O PDT aprovou nesta terça-feira (4) o apoio programático do partido à candidatura do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

O anúncio veio após reunião da Executiva do partido no final da manhã desta terça. No primeiro turno, o PDT teve o ex-governador do Ceará Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, que teve uma campanha intensa de ataques ao ex-presidente Lula. Ele ficou em quarto lugar, com 3,5 milhões de votos (3%).


A sigla vai propor que Lula incorpore a seu programa de governo algumas propostas do pedetistas, explicou Carlos Lupi, presidente da legenda. "Decisão unânime de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula, que eu chamo da candidatura do '12+1'. Apresentamos três projetos, eu pessoalmente falei com a presidente do PT, a Gleisi, a questão da renda mínima, a renegociação da dívida do SPC e das pequenas empresas, a questão da escola e ensino integral e hoje aprovamos também a proposta - que não foi falada ainda com o PT - a questão do Código Nacional do Trabalho".

Na reunião entre lideranças pedetistas, foi discutido se o apoio a Lula seria "crítico" ou "programático", segundo a CNN Brasil. A segunda opção foi a escolhida e significa que o partido estará de fato junto do petista no segundo turno, sem condicionantes.

Além do PDT, Cidadania e PSDB, que estiveram ao lado de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno da eleição presidencial, devem definir nesta terça se apoiam Lula, Bolsonaro ou se seguem neutros neste segundo turno.

Com informações do G1 e 247

ÚLTIMAS NOTÍCIAS