Pensar Piauí

Elites lançam a Operação Mandetta, pensando em 2022

A Grande Mídia fez alarde com o lançamento do livro

Foto: Metro1Luiz Henrique Mandetta
Luiz Henrique Mandetta

 

Depois de Luciano Huck, elites estão lançando uma verdadeira “Operação Mandetta” para viabilizar um nome da direita tradicional na luta eleitoral em 2022. O nome do ex-ministro da Saúde é vendido ao público como sendo de “centro”. A operação foi desatada simultaneamente pelos principais veículos de comunicação comerciais conservadores. 

Luiz Henrique Mandetta apareceu com grande destaque na Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico, O Estado de S.Paulo e nas versões locais da imprensa conservadora, em todo o país -além de ter sido entrevistado no programa de Pedro Bial, na Globo.

O mote foi o livro que o ex-ministro está lançando, mas a operação vai muito além de um livro. O livro tem como título “Um paciente chamado Brasil: os bastidores da luta contra o coronavírus” e, nele, Mandetta relata, em primeira pessoa, os últimos 87 dias de sua gestão na pasta, durante a crise da epidemia da Covid-19.

O livro é, entretanto, apenas o mote. O Valor Econômico, ao apresentar a entrevista de página inteira com Mandetta, desnudou a operação que tem as eleições como meta: “Mas o que ele quer lançar, de fato, é seu nome como quadro político nacional relevante para a construção de uma ‘vertente de centro’”. 

Mandetta tem se dedicado a conversar com prefeitos, governadores, candidatos e empresários com um discurso sobre “romper o binarismo da política brasileira”. É a senha para a tentativa de volta da direita tradicional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS