Pensar Piauí

Licitação descumprida: Dudu vai à Strans e acessa documentos que comprovam o fato

O parlamentar encontrou uma grande quantidade de multas em aberto por infrações ao cumprimento da licitação e que são enviadas ao Setut

Foto: AscomDudu do PT
Dudu do PT

O vereador e presidente da CPI do Transporte Público, Dudu Borges (PT), esteve nesta quinta-feira (29) na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), onde realizou uma vistoria nas documentações disponibilizadas, com o objetivo de conferir como se dão as fiscalizações e sistematização do transporte coletivo. Na oportunidade, ele também reuniu-se com o superintende da Strans, major Cláudio Cardoso.

Dudu encontrou uma grande quantidade de multas em aberto por infrações ao cumprimento da licitação e que são enviadas ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). “Aqui deve ter milhões do povo de Teresina. Em três anos o Setut recebeu R$65 milhões e não fez um ajuste de contas. A negligência de gestões anteriores me deixa cada vez mais estarrecido. Estamos mostrando à população o que temos de controle do poder público em cima do transporte e que envergonha a todos nós”, disse.

Foto: Ascom Câmara de TeresinaVistoria na Strans
Vistoria na Strans

Dentre outras análises, o presidente da CPI também se deparou com o descumprimento da ordem de serviço dada pela Strans sobre a quantidade de circulação de ônibus na capital. “A ordem de serviço estabelece que 188 ônibus circulem diariamente pela cidade, mas a média nunca chega a esse número. Para se ter uma ideia, rodam apenas cerca de 130. A situação se agrava nos fins de semana. No sábado eram para circular 130 ônibus e apenas 46 vão às ruas. Já no domingo a quantidade deveria ser de 55 e somente 6 ônibus circulam, uma quantidade muito menor do que o estabelecido”, explicou Dudu.

O vereador finalizou a visita afirmando que quem paga a conta é o povo. “A licitação é descumprida, a ordem de serviço de circulação dos ônibus não é regularizada e quem paga a conta é o povo, que é constantemente humilhado por esse sistema falho. No entanto, o papel da CPI é investigar cada detalhe dessa situação e temos dado passos cada vez mais importantes. O trabalho segue firme e logo daremos uma resposta à população e uma solução para esse problema que se arrasta há tanto tempo”, concluiu.

Com informações da Câmara Municipal de Teresina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS