Pensar Piauí

"Do coronelismo ao clientelismo": Francisco Farias lança livro nesta quinta em Teresina

O professor questiona as práticas eleitorais no Piauí

Foto: Reprodução'Do coronelismo ao clientelismo'
"Do coronelismo ao clientelismo"

Em pleno ano eleitoral, em que prefeitos e vereadores passarão pelo crivo do voto, o doutor em Ciência Política Francisco Farias, professor da UFPI, lança "Do coronelismo ao clientelismo", pesquisa sobre a política do nordeste piauiense. Será hoje (25), na galeria Maria Café, a partir das 18h30. Evento aberto a todos e com a atração musical de Bruno Farias.

Com o selo da Lamparina Editora, o livro traz uma análise crítica da transição entre essas duas práticas, ambas corruptoras segundo o autor, na dinâmica do voto livre ao longo do processo de redemocratização brasileira. Trata-se de uma versão modificada da dissertação de mestrado do autor.

De acordo com Rachel Meneguello, professora da Unicamp, o texto "é uma referência fundamental para compreender o papel dos setores populares na construção da participação no ambiente  democrático, da sua relação com a política e os políticos, e a definição da dinâmica do clientelista em um estado do Nordeste rural". No caso, o Piauí, envolvendo os municípios de Barras e Esperantina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS