Pensar Piauí

Divulgado boletim epidemiológico da COVID-19 no Piauí

O boletim revela que, do total de 18 casos confirmados com o coronavírus, 12 (66%) têm menos de 60 anos

Foto: CCOMGoverno do Estado, através da Secretaria da Saúde, divulgou boletim epidemiológico da COVID-19
Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, divulgou boletim epidemiológico da COVID-19

O Governo do Estado apresentou, na manhã desta terça-feira (31-3), boletim epidemiológico detalhado sobre a atuação da COVID-19 no Piauí, elaborado pela Secretaria da Saúde (Sesapi). Os números mostram que 66% dos infectados no estado têm menos de 60 anos. O documento traz dados, como a idade, o sexo, os municípios dos infectados com o coronavírus, o total de óbitos e de casos suspeitos e descartados. O boletim revela, por exemplo, que, do total de 18 casos confirmados com o Sars-Cov-2, 12 (66%) têm menos de 60 anos.

Segundo nota divulgada pela Secretaria da Saúde, essa informação é importante porque mostra que a maioria absoluta dos infectados, até o momento, são os que estão fora do chamado grupo de risco. “Muitas pessoas têm pensado, erroneamente, que somente os idosos é que podem apresentar os sintomas, o que não é verdade”, diz a nota. “Inclusive, cinco casos têm menos de 40 anos de idade.” Dos 224 municípios, até agora três apresentaram casos: Teresina, Parnaíba e São José do Divino, com a capital concentrando 16 casos, ou 89%.

Foram até agora quatro mortes no Estado: duas em Teresina e uma em cada município citado. O boletim informa ainda que as quatro mortes foram de pessoas acima de 40 anos. O documento revela ainda o crescimento do número de casos, desde que o primeiro infectado foi confirmado pela Secretaria da Saúde. No dia 19, foram três casos confirmados, e até ontem, 11 dias depois, havia seis vezes mais contaminados: 18 pessoas.

231 casos suspeitos

Os dados mais recentes apontam que até agora o maior número de casos investigados pela Sesapi é o de pessoas cujos sintomas foram descartados da COVID-19: 360 pacientes. Em seguida, vem o número de suspeitos (231 pessoas), confirmados (18), óbitos (quatro) e um caso de pessoa já curada. O boletim epidemiológico revela ainda que um caso foi registrado na faixa etária de 20 a 29 anos; quatro casos, na de 30 a 39 anos de idade; três, entre 40 e 49 anos; quatro, na faixa de 50 a 59 anos; e dois, na faixa de 60 a 69.

Três casos foram registrados em pacientes entre 70 a 79 anos. Um caso, acima de 80 anos de idade. Em relação às quatro mortes causadas pelo coronavírus, uma foi registrada entre indivíduos entre 40 e 49 anos; uma, na faixa etária dos 50 a 59 anos; um óbito na dos 70 a 79; e mais uma morte, de uma pessoa acima dos 80 anos. Quanto à estatística da COVID-19 por gênero, o levantamento apontou que a doença tem atingido os indivíduos do sexo masculino, em sua maioria, sendo 66,7% dos casos confirmados.

Segundo o boletim, as mulheres piauienses representaram 33,3% dos casos confirmados, até o momento. Nesta segunda-feira (30-3), o governador Wellington Dias, após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), assinou decreto nº 18.913, prorrogando por mais 30 dias, portanto até 30 de abril de 2020, a suspensão das aulas nas redes públicas e instituições de ensino superior. Também foi prorrogada a suspensão de todas as atividades comerciais, educacionais, religiosas, eventos e demais determinações, para o dia 30 de abril.

Fonte: CCOM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS