Pensar Piauí

Disponibilidade seria saída elegante de Sílvio Mendes

Não há mais espaço para ele dentro do ninho tucano

Foto: Google ImagensO preterido
O preterido

As declarações do ex-prefeito Sílvio Mendes, demovendo publicamente qualquer pretensão ou intenção de disputar as próximas eleições municipais de Teresina, como candidato indicado pelo prefeito Firmino Filho, parecem ser uma retirada de cena elegante. Duas vezes prefeito da capital e candidato derrotado por Wilson Martins ao Governo do Estado, em 2010, Sílvio deve ter percebido que não há mais espaço para ele dentro do ninho tucano, como o nome do PSDB à candidatura majoritária em 2020.

Por isso, suas declarações soaram como que uma antecipação do que seria sacramentado como o fim de sua vida pública, sendo preterido por Firmino Filho, em favor de outro nome, como candidato à Prefeitura de Teresina. Talvez, em razão dessa constatação, o ex-prefeito tenha se antecipado aos fatos e, de forma combinada ou não, tomado a iniciativa de que não está interessado ou não tem disponibilidade para ocupar o cargo de inquilino do Palácio da Cidade, pela terceira vez.

Como que sintonizado com o sentimento de Sílvio Mendes, Firmino Filho de pronto respondeu que, sim, o ex-prefeito ainda está em seu radar para ser escolhido como o candidato a sucessor pela situação. A resposta de Firmino veio logo após as palavras do vereador Edson Melo (PSDB), afirmando que o candidato tucano a prefeito sairá do atual primeiro escalão da administração pública da capital. Isso pode ter gerado mal-estar e divisão no grupo liderado pelo atual prefeito.

Fora do páreo

Porém, considerando a proximidade do vereador com Firmino, são grandes as evidências de que Sílvio Mendes, assim como o ex-deputado estadual Luciano Nunes Filho, está fora do páreo pela indicação à candidato a prefeito tucano de Teresina. Fica reforçada a tese, portanto, de que Sílvio Mendes, ao abdicar da condição de pretendente a candidato da prefeitura, está na verdade optando por uma saída honrosa, evitando a humilhação de se ver preterido nesse jogo.

Aparentemente, Edson Melo falou por Firmino, ainda que o nome de Sílvio Mendes tenha sido mantido vivo na briga, pelo menos na instância das aparências. E o prefeito ficou em situação confortável, não podendo ser responsabilizado, em público, por eventual desgaste provocado em função de uma rixa interna, no contexto do projeto político-eleitoral tucano, que leva em conta também as eleições estaduais de 2022. Mas o fato é que a cabeça de Firmino tenderia a se inclinar em direção a um novo nome.

No provável cálculo do prefeito, um nome inédito poderia arejar a candidatura do PSDB ao Palácio da Cidade, ampliando a competitividade eleitoral do representante tucano. Tal raciocínio seria bem razoável, levando-se em conta que há um evidente desgaste do grupo político-partidário que detém o poder executivo há mais de 30 anos em Teresina. Assim sendo, estar-se-ia ungido alguém com um perfil que passasse a falsa impressão de renovação e novidade, um contraponto perfeito, por exemplo, ao pré-candidato do PT à prefeitura, em 2020, Fábio Novo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS