Pensar Piauí

Depois de 30 anos, JN lembra do art. 196 da Constituição

Ontem foi sábado e Willian Bonner e Renata Vasconcelos dispensaram o descanso semanal e apresentaram o Jornal Nacional

Foto: You TubeJN

O Jornal Nacional, da TV Globo, é exibido de segunda a sábado e seus apresentadores titulares são Willian Bonner e Renata Vasconcelos.

Nas noites dos sábados eles folgam, a emissora escala dois outros apresentadores para o telejornal.

Todo o mundo entende que a mensagem política emitida pelo JN é à dos Marinhos – família detentora dos direitos de transmissão da Globo. Foi assim nos tempos de Roberto Marinho – criador das Organizações, é assim agora, com a emissora sob o comando dos herdeiros de Roberto.

Ontem foi sábado e Willian Bonner e Renata Vasconcelos dispensaram o descanso semanal e apresentaram o Jornal Nacional.

Porque foi uma edição especial.

Na luta política do país a emissora precisava mais uma vez marcar posição e, por isso, seus apresentadores titulares foram convocados.

A Globo através do JN, talvez pela primeira vez em 32 anos, citou até o art. 196 da Constituição que diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Ontem, também, o Brasil alcançou a triste marca de mais de 100 mil mortes de brasileiros por covid-19. O coronavírus atingiu o mundo e transformou-se em pandemia. Uma tragédia!

Mas é possível se medir as tragédias. O Brasil não passaria incólume pela pandemia. Mas se poderia ter trabalhado para evitar muitas destas mais de 100 mil mortes. E o presidente Jair Bolsonaro é responsável direto pela tragédia. Rodrigo Maia, presidente da Câmara - que não analisa um dos mais de 50 pedidos de impeachment naquela casa - é o segundo responsável.

Voltando à Globo!

A emissora é golpista e cínica. Ela, através do seu jornalismo (JN à frente) fez de tudo pelo golpe/2016, pela prisão de Lula e elegeu Jair Bolsonaro. Agora, está colocando suas estruturas a favor do ex-juiz suspeito, Sergio Moro.

Mas a leitura de ontem do Jornal Nacional das responsabilidades dos chefes de executivos (prefeitos, governadores e presidente) frente à saúde dos brasileiros foi correta e verdadeira.  

  Por isso, reproduzimos aqui o Editorial do Jornal Nacional que tirou Willian Bonner e Renata Vasconcelos da folga semanal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS