Saúde

Dengue no Piauí: mais duas mortes confirmadas e total chega a 13

Além das confirmações, há ainda cinco mortes em investigação.


Foto: ReproduçãoDengue
Dengue

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas no Piauí, nesta quarta-feira (5). A informação consta no painel situacional disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os óbitos foram registrados nos municípios de Floriano e Baixa Grande do Ribeiro, elevando o total de óbitos para 13 neste ano.

Comparativamente ao ano anterior, o número de mortes triplicou, visto que em 2023 foram registrados apenas quatro óbitos pela doença. O município de Bom Jesus registrou cinco óbitos, seguido por Teresina e Baixa Grande do Ribeiro, com dois óbitos cada. Esperantina, João Costa, Manoel Emídio e Floriano também tiveram mortes confirmadas, uma em cada município. 

Além das confirmações, há ainda cinco mortes em investigação. O município de Bom Jesus, com cinco mortes confirmadas, lidera o triste cenário, seguido por Currais, onde duas mortes ainda estão sob investigação. Na capital, Teresina, foram confirmadas duas mortes, incluindo a de uma médica e seu filho de cinco anos.

O boletim epidemiológico revela, ainda, um aumento expressivo nos casos prováveis de dengue: de janeiro até o início de junho, foram registrados aproximadamente 11,2 mil casos, representando um aumento de 50% em relação aos 7,5 mil casos registrados em todo o ano de 2023.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

Cada um deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Isso porque qualquer lugar com água parada pode ser criadouro do mosquito, que também transmite outras doenças como zika e chikungunya.

Evite parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. 

Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. 

O uso de repelente e a vacina, também são formas eficazes de prevenção.

Com informações do Meio Norte 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: