Democracia é uma florzinha tênue que precisa ser diariamente regada e protegida dos maus ventos

Ela não é um fenômeno natural

Foto: DivulgaçãoFlor regada

 

Pela Democracia.

A democracia não é um fenômeno natural. Ela é uma construção histórica, que cobrou suor e sangue de seu povo. Muito menos é conquista finda, cristalizada para sempre ser cultuada. Ela é uma prática social e política permanentemente em movimento. É uma florzinha tênue que precisa ser diariamente regada e protegida dos maus ventos. No Brasil, ela só se firmaria já nos meados do século passado, para mesmo assim ser seguidamente fraturada por golpes de força. Da última ditadura nos livramos em 1985, e quando estávamos para comemorar o fortalecimento das instituições,  vimos abaterem-se contra elas as mais graves ameaças, pois são articuladas  a partir da presidência da república. As ameaças são de toda ordem e chegam mesmo a atingir os poderes da república. A questão central para a qual devemos concentrar nossos melhores  esforços, hoje, portanto, é a preservação  da democracia, sem a qual é impossível pensar em defesa dos interesses dos trabalhadores e das massas empobrecidas pelo desvario de um neoliberalismo arcaico e antinacional.

No momento em que se registra a data simbólica do bicentenário da Independência do Brasil, somos postos diante de temores quanto à continuidade do regime, e as esperanças de um bom futuro são substituídas por nuvens de maus presságios anunciadores  de mais esgarçamento do tecido social já de si fragilizado pelo caráter da sociedade de classe.
O Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP), cônscio de suas responsabilidades como instituição dedicada à análise reflexiva de seu processo histórico,  soma-se às manifestações de todos aqueles  que se erguem em defesa da democracia.

Façamos desse instante um compromisso de mobilização social para impedir retrocessos, já experimentados no passado remoto e recente.

Diretoria do IBEP 
Roberto Amaral - presidente emérito
Francis Bogossian - presidente
Lincoln Penna - vice-presidente