Pensar Piauí

Datafolha: brasileiros confiam mais em Lula que em Bolsonaro

54% consideram justa a saída do ex-presidente da prisão

Foto: Blog Reinaldo AzevedoPesquisa Data Folha
Pesquisa Data Folha

Arranhar a imagem do ex-presidente Lula é o maior desafio da extrema direita que hoje comanda o Poder Executivo Federal. Apesar de tudo que fez, antes mesmo da eleição, Jair Bolsonaro amarga a falta de confiança do mesmo povo que o elegeu.

Pesquisa Data Folha divulgada nesta terça, 10, e repercutida pelo jornalista Reinaldo Azevedo, revela que as pessoas acreditam mais nas palavras de Lula do que nas de Bolsonaro: "dizem sempre confiar no que diz o petista 25% dos ouvidos; no caso do "Mito", apenas 19%. Nunca confiam no que afirma o ex-presidente 37%; já o atual fica com 43% no quesito negativo. Confiam às vezes no líder petista 36%; nesse caso, Bolsonaro marca 37%.".

A pesquisa revela ainda que consideram justa a soltura do ex-presidente Lula 54% dos ouvidos, contra 42% que a veem como injusta. O apoio à liberdade de Lula é relativamente alto em todos os estratos, exceção feita aos empresários (apenas 29%) e mais ricos (acima de 10 mínimos): 38%.

Na região Sul e Sudeste esse apoio chega a 47%; entre brancos e negros,  45%, mesmo percentual aqueles com ensino superior, e 51% entre as mulheres. No Nordeste, porém, o percentual de apoio chega a 71% e marca 68% entre os desempregados, 63% entre os que ganham até dois mínimos, 62% entre os pretos, 61% entre os que têm o ensino fundamental e 61% entre os jovens de 16 a 24 anos.

"Essa pesquisa Datafolha — que não inventa números, mas registra o que dizem os brasileiros — faz pelo ajuste dos discursos e acomodação das pretensões e utopias muito mais do que um comício para milhares de pessoas", observa Reinaldo Azevedo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS