Pensar Piauí

CUT completa 40 anos. Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas

A CUT – Central Única dos Trabalhadores – foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo em SP

Foto: DivulgaçãoCUT
CUT

A CUT – Central Única dos Trabalhadores – foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Naquele momento, mais de cinco mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do país, lotavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz e imprimiam um capítulo importante da história.

De 1964 até 1985 o Brasil viveu sob a ditadura militar no qual direitos constitucionais foram suprimidos, adversários do regime perseguidos, torturados e muitos foram mortos. A sociedade brasileira vivia sob censura. Em fins da década de 1970 inúmeros setores da sociedade civil começaram a se reorganizar e mesmo sobre forte repressão passaram a se manifestar publicamente: as greves dos metalúrgicos do ABCD, os camponeses sem terra, movimento negro, movimentos das mulheres, movimento contra a carestia, organizações estudantis, debates públicos nas universidades entre tantos movimentos e ações enfraqueceram o regime militar e forçaram o início do processo de redemocratização do Brasil.

Participaram desta fundação 5.059 delegados, de 912 entidades (335 urbanos, 310 rurais, 134 associações pré-sindicais, 99 associações de funcionários públicos, 5 federações, 8 entidades nacionais e confederações). Esse número de delegados representava mais de 12 milhões de trabalhadores.

O congresso de fundação da CUT aprovou as lutas pelo fim da Lei de Segurança Nacional e do Regime Militar, exigindo eleições diretas para presidente da República. Os delegados aprovaram o combate às políticas econômica e salarial do governo, reivindicando reajustes trimestrais dos salários, a luta contra o desemprego e autonomia sindical com o fim das intervenções nos sindicatos; a reforma agrária, sob controle dos trabalhadores. Para coordenar essas lutas foi eleita uma direção colegiada, presidida por Jair Meneguelli, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

De acordo com o histórico da Cut-Sergipe: "A criação da CUT significou um rompimento com os limites da estrutura sindical oficial corporativa, que proibia a existência de organizações interprofissionais. Mas sua legalização (existência jurídica) só foi possível a partir da promulgação da Constituição de 1988, que, também devido à forte pressão social, significou um relativo avanço na conquista de direitos."

Organização

Milhares de Sindicatos, dezenas de federações e confederações são filiados a CUT. As organizações sindicais de base buscam aglutinar as atividades afins ou por ramo de atividade econômica em suas formas organizativas como os sindicatos, federações e confederações.

A Central Única dos Trabalhadores está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal, por meio das CUTs estaduais. 

A CUT conta com um centro de documentação responsável pela memória e história da luta da classe trabalhadora no país, o CEDOC-CUT e com organismos para o desenvolvimento de políticas específicas e assessoria: Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), Instituto Observatório Social (IOS), Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST), o Departamento de Estudos Sócio-Econômicos e Políticos (DESEP).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS