Pensar Piauí

Crianças realizam ações artísticas no CIES e Potycabana.

Crianças realizam ações artísticas no CIES e Potycabana.

Um mergulho sensorial em práticas artísticas combinadas que envolvem desenho, movimento, dança e pintura chamado CARIMBO neste mês das crianças no CIES (Centro Integrado de Educação Especial) situado na Av. Higino Cunha, S/N - Ilhotas. O projeto também contemplou profissionais e formadores se aprofundou na Potycabana com as crianças do Centro.
Voltado para crianças com deficiência intelectual, CARIMBO é uma ação desenvolvida pela artista curitibana Anita Gallardo, que propõe um ambiente de liberdade criativa e incentiva o fazer artístico sem julgamentos a partir da espontaneidade do corpo e do brincar sem se preocupar com o que é tecnicamente certo ou errado.
“Descobrir na deficiência intelectual um potencial criador, despertando uma especificidade artística única e valiosa a partir das características de cada criança, do modo dela existir e se expressar. Possibilita ao participante transmitir uma mensagem, criar um símbolo ou dar vida a um pensamento através de uma intervenção lúdico-terapêutica de produção artística, imprimindo o corpo em materiais como o papel, tecidos e o espaço em volta”, conta Anita.
CARIMBO está em sua segunda edição em Teresina e faz parte de uma série de ações que integram o projeto "NUVEM" realizado pela Plataforma Artística Canteiro - criada pelas artistas Layane Holanda e Soraya Portela. NUVEM são ações artísticas que se concentram por volta de uma semana em um local específico e depois passeiam pela cidade, assim como CARIMBO que começou no CIES e circulou pela Potycabana. "Cada Nuvem recebe um nome, porque nenhuma nuvem é igual a outra, a nuvem CARIMBO vai durar um tempo e depois vão surgindo outras nuvens" pontua Soraya.
No projeto NUVEM, primeira ação do espaço Canteiro em Teresina, Layane e Soraya estão articulando artistas locais e de outros estados, educadores, pesquisadores e pessoas interessadas em torno da questão “Como pensar, arte, criança e cidade?”, buscando gerar novas experiências artísticas para a infância além das já formatadas pelo consumo e entretenimento que limitam o envolvimento da criança com os lugares e as pessoas.
NUVEM - Como Pensar arte, criança e cidade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e acontece em parceria com instituições, escolas, centros comunitários e espaços públicos ligados a criança.
A nuvem CARIMBO, aconteceu nos meses de setembro e outubro e se propôs a estimular também o poder imaginativo e potência criativa - bastante latentes na infância - nos profissionais que atuam com as crianças com DI - Deficiencia Intelectual, repensando e dialogando com as práticas e ações desenvolvidas pelo CIES- Centro Integrado de Educação Especial, de modo a despertar desdobramentos sensíveis através desta troca de aprendizados e experiências férteis e transformadoras, repensando as relações e inclusão destas crianças na cidade onde vivem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS