Pensar Piauí

Corrupção no Brasil é cultural, declara ministro do STF

Corrupção no Brasil é cultural, declara ministro do STF

A passagem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Barroso, por Teresina foi impactante, especialmente pelas declarações feitas. Convidado para encerrar um seminário organizado pelo Tribunal de Contas do Estado, ele falou do atual momento político e da corrupção na sociedade brasileira."“Esse problema não começou ontem, não é de um governo e, talvez venha desde sempre, que é esta cultura de apropriação privada do que é público, que é o que nós precisamos transformar”, afirmou.
"É uma batalha que podemos ganhar. Não é uma batalha que se vença por nocaute, é por pontos. Tem que ter resistência, persistência e dar tempo ao tempo. Mas tenho absoluta convicção que haverá um final feliz", declarou otimista.
Barroso reconhece que o sistema colabora para a criação de "ricos deliquentes" . "É muito mais fácil prender um menino com 100g de maconha do que um empresário corrupto que tenha desviado R$ 20 milhões (...) "Um direito penal como aconteceu no Brasil, incapaz de alcançar qualquer pessoas que ganhe mais que cinco salários mínimos criou um pais de ricos delinquentes, de gente que vive de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro", disse o ministro.
Para ele, o Brasil vive uma crise política, econômica e ética, mas esta andando na direção certa. "Não é na velocidade desejada, mas na direção certa. Eu não cultivo nenhuma gota de pessimismo pelo que está acontecendo”, declarou. "Há uma demanda por integridade, patriotismo, idealismo em toda parte. Essa é a energia que muda paradigmas"...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS