Pensar Piauí

Corpus Christi: por que a data é feriado?

Festa cristã não tem data fixa e depende da páscoa e do carnaval; entenda o que é celebrado

Foto: DivulgaçãoCorpus Christi
Corpus Christi

 

Fórum - Quando um novo ano começa, é comum corrermos para o calendário e verificarmos em que dia serão os feriados com data móvel. A páscoa, o carnaval e o dia de Corpus Christi são celebrados em dias diferentes todos os anos e dependem de um cálculo feito pela igreja católica. 

As datas desses feriados são calculadas da seguinte maneira: o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera será o domingo de páscoa. A terça-feira de carnaval vem 47 dias antes, e o dia de Corpus Christi, 60 dias depois da páscoa. 

Mas o que de fato o cristianismo celebra no feriado de Corpus Christi?

Não precisa ser dotado em latim para perceber que o nome do feriado faz referência ao corpo de Cristo. A comunhão é um momento da missa em que os fiéis consomem "o corpo e o sangue de Cristo", que são obtidos após a consagração da hóstia e do vinho. Esse rito tem um papel central na fé católica. 

O feriado, portanto, celebra a eucaristia, que é um dos sacramentos católicos. Há uma referência à Última Ceia, considerada a última reunião de Jesus com seus apóstolos. Por isso, o feriado é sempre celebrado em uma quinta-feira, pois seria o dia da semana em que esse encontro aconteceu. Para os critsãos, celebra-se o mistério da ressurreição de Jesus. 

Feriado no Brasil

A data foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264. Contudo, como era de se esperar, só chegou no Brasil junto com os portugueses. O padre Manuel da Nóbrega tem um dos primeiros registros da celebração no nosso país, que data de 1549.

Nacionalmente falando, a data não é feriado, mas sim ponto facultativo. Isso quer dizer que o descanso remunerado pode não ser a regra. Alguns estados e cidades consideram, e muitos outros lugares aceitam tacitamente. 

As procissões e enfeites nas ruas, principalmente em cidades do interior, são tradições brasileiras. É comum que os fiéis confeccionem tapetes coloridos para as procissões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS