Pensar Piauí

Coronavírus: Wellington pede que não haja relaxamento, especialmente na Semana Santa

Em live no Instagram, o governador explicou medidas protetivas e alertou para fase crítica até primeira semana de maio

Foto: InstagramWellington Dias em live no Instagram
Wellington Dias em live no Instagram

Em live no Instagram, na manhã deste sábado, 04, o governador Wellington Dias explicou medidas protetivas adotadas pelo governo na prevenção à COVID-19 e alertou para fase crítica no Estado até primeira semana de maio, conforme previsão do Comitê Científico do Nordeste.

A recomendação de isolamento social deve ser reforçada, especialmente com barreiras nas fronteiras estaduais com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, e em aeroportos, ferrovias e capitania de Portos. O Estado também acompanhará via satélite aglomerações para tomar medidas de contenção das mesmas.

O apoio social e financeiro aos trabalhadores informais é uma prioridade, que conta com medidas integradas de municípios, Governo Estadual e Governo Federal. São distribuições de cestas básicas, merenda escolar que será destinada para 250 mil famílias e o auxílio emergencial, cujo pagamento deve iniciar na segunda semana de abril.

Visando evitar aglomerações durante a Semana Santa, o Estado baixou portaria suspendendo o transporte intermunicipal a partir da próxima terca-feira, 06, até as 24 horas do dia 12. "São medidas necessárias não termos um colapso na rede de saúde", observa o governador.

A previsão do Comitê Científico do Nordeste é de que o pico de contaminação no Piauí ocorra até a primeira semana de maio. "O objetivo de todas essas medidas é evitar superlotação de hospitais e UTIS. Contamos hoje com 200 leitos de UTIs disponíveis e, até o final do mês, vamos chegar a 400 ou 450", afirma Dias.

TESTES - O governador informou durante a live que autorizou a aquisição de mais 110 mil kits de testes para a COVID-19, um investimento de cerca de R$ 20 milhões. A decisão dos governadores do Nordeste é aplicar o teste no máximo de pessoas possível, pois eles acreditam que está havendo uma subnotificação enorme de casos em todo o Brasil. "A decisão é não esperar, comprar e buscar de aeronaves testes e equipamentos de proteção onde for necessário", observou Wellington Dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS