Pensar Piauí

CEPM lança cartilha "Mais Mulheres na Política"

A cartilha é uma ação de incentivo à participação feminina nos espaços de poder e decisão

Foto: Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres
Cartilha "Mais Mulheres na Política"

A coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres-CEPM realizará o lançamento da cartilha “Mais Mulheres na Política” no dia 16 de setembro, na plataforma Zoom, com transmissão via Facebook, às 10 horas.

A cartilha é uma ação de incentivo à participação feminina nos espaços de poder e decisão criada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O evento terá participação da vice-governadora, Regina Sousa, Alepi, Tribunal Regional Eleitoral-TRE, representantes do Congresso Nacional, partidos políticos e observatório Observatório da Mulher na Política- OAB e Secretaria Nacional das Mulheres.

A “Mais Mulheres na Política” tem como objetivo de informar sobre o processo eleitoral, auxiliar nas denúncias de casos de violência política, garantir que seja eleita ao menos uma vereadora em cada um dos 5,7 mil municípios brasileiros nas Eleições 2020, conscientizar a população e principalmente os políticos da importância de as mulheres ocuparem as cotas dos partidos e assumirem seus mandatos.

De acordo com a Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, a presença feminina na política ainda é bem inferior quando nos referimos à 52% da população brasileira que é feminina.

"O mapa da política em 2019 elaborado pela Procuradoria da Mulher no Senado aponta que as mulheres sequer alcançam 15 % dos cargos eletivos do país, por exemplo, hoje, alcançam 12,32 % dos 70 mil cargos eletivos. Enquanto nós somos 52% da população. As mulheres correspondem 40% dos lares, 44% do mercado informal do trabalho e hoje representam 13 % no Senado, 15% na Câmara Federal e o Brasil é a posição 140 no ranking de representatividade feminina no parlamento de 296 países pesquisados, segundo a ONU. No Piauí não é diferente, enquanto as parlamentares no executivo do país são 11,7%, no nordeste 16,9%, no Piauí nós somos só 9,8%, ou seja dos 224 municípios nós só temos prefeitas em 22 municípios. Dentre os fatos interessantes para destacar, é que as mulheres que ocupam esses cargos 44% tem curso superior completo e 56% são pós-graduadas e, no ano de 2020, nas eleições municipais acreditamos que vai ser possível eleger mais mulheres tanto para prefeitura quanto para vereadoras", destaca.

Desde 2010, a alteração na Lei de Cotas de Gênero (lei 12.034/09) obriga os partidos políticos a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas. Em 2016 as mulheres foram eleitas para governar apenas 11,6% das prefeituras do país e 13,5% do total das cadeiras das câmaras municipais. Além disso, aproximadamente 1,3 mil municípios não elegeram uma única vereadora. Já em 2017 foi determinado que 30% dos recursos de cada partido vindos do Fundo Eleitoral deveriam ser destinados a campanhas de mulheres. No mesmo período, o Tribunal Superior Eleitoral determinou que o tempo concedido pelos partidos às mulheres na propaganda gratuita seria de 30%.

“Estamos lançando a cartilha "Mais Mulheres na Política" em parceria com o Ministério da Mulher e da Família para incentivar as mulheres para participarem desse espaço de poder. Então é muito importante que, na quarta-feira, vamos fazer essa transmissão ao vivo com várias mulheres que ocupam esses espaços falando da importância da mulher na política com as presenças de representantes do Tribunal Regional Eleitoral- TRE, Representação do Congresso Nacional, Alepi, de partidos políticos, da nossa vice governadora Regina Sousa. Somente participando, nós impulsionamos as políticas públicas para as mulheres, sem a participação das mulheres não há democracia, por isso da importância de estarmos trabalhando as mulheres na política “, afirma a Coordenadora de Estado de Política paras as Mulheres.

Para quem quiser participar do lançamento

Local: Plataforma Zoom/ Transmissão via Facebook da CEPM
Link : https://us02web.zoom.us/j/7877814819
ID da reunião: 787 781 4819
Data: 16/09/2020
Horário: 10h

ÚLTIMAS NOTÍCIAS