Política

Congresso Nacional e STF decretam luto oficial pelas 100 mil mortes no país

Em respeito às mais de 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

  • sábado, 8 de agosto de 2020

O País contabilizou neste sábado à tarde (8) um total de 100.240 óbitos pelo novo coronavírus, de acordo com os números apontados pelo consórcio de veículos de imprensa com informações das secretarias estaduais de Saúde.

Por pesar pelas mais de 100 mil vidas perdidas de brasileiros e brasileiras, o Congresso Nacional e o STF decretaram luto oficial. O Congreso Nacional decretou quatro dias e o STF decretou três dias de luto.

Foto: Sindjus-DFCongresso Nacional
Congresso Nacional

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciou no Twitter neste sábado (8) que o Congresso Nacional decretou luto oficial de quatro dias em decorrência das 100 mil mortes registradas no Brasil causadas pela Covid-19.

"Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história recente. O Brasil registra 100 mil vidas perdidas para a covid-19. O Congresso Nacional decreta luto oficial de 4 dias em solidariedade a todos os brasileiros afetados pela pandemia e às vítimas desta tragédia", escreveu o presidente do Senado Federal.

STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decretou luto oficial de três dias na Corte em homenagem aos 100 mil mortos pela covid-19 no Brasil. 

Foto: Congresso em FocoPresidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli,
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli

Com o luto oficial, o Supremo não vai realizar “celebrações, comemorações ou festividades”, de acordo com a decisão de Toffoli. O presidente do STF divulgou uma mensagem de solidariedade às famílias daqueles que perderam a vida por causa do novo coronavírus. “Os reflexos e as dores oriundas da pandemia são inúmeros e imensuráveis. Mas a maior de todas as dores é, sem dúvida, a perda de alguém que amamos. Isso é algo que jamais pode ser restituído ou compensado”, afirmou Dias Toffoli na mensagem.

Com novos casos se alastrando pelo interior, duas a cada três cidades brasileiras já perderam alguém para a covid-19. Toffoli classificou a pandemia como a maior da humanidade e pontuou que o País “jamais” viveu uma tragédia com essa dimensão.

Na mensagem, o presidente da Corte declarou que “a esperança, o espírito de fé e a Ciência sejam nossos guias para que possamos encontrar meios de superação” e destacou o exercício de “solidariedade e o espírito fraternal” diante das perdas humanas.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: