Pensar Piauí

Congresso do PSOL termina com briga, batalha de gritos de guerra e vitória do grupo de Boulos

Evento em Brasília elegeu integrante do grupo de Boulos para liderar o partido, mas foi interrompido por briga entre militantes

Foto: ReproduçãoCongresso do PSol elege nova presidente do partido e termina em briga
Congresso do PSol elege nova presidente do partido e termina em briga

O Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) encerrado neste domingo (1º/10), em Brasília, elegeu a historiadora Paula Coradi como presidente do partido. Ela é integrante do grupo político liderado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP). O evento, no entanto, precisou ser interrompido por causa de uma briga entre militantes.

Paula Coradi venceu a disputa pela liderança da legenda com 67,1% dos votos. Ela vai comandar a sigla até 2026.

O grupo ao qual ela e Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, pertencem defende uma aproximação maior com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O posicionamento difere do movimento integrado pelas deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que busca maior independência da gestão petista.

Por causa do clima de tensão entre as diferentes alas partidárias, que culminou com uma briga entre militantes, o evento precisou ser encerrado antes do previsto

Em determinado momento, alguém citou uma frase sobre Leon Trotsky, revolucionário russo assassinado em 1940, e isso bastou para que militantes de linhas divergentes começassem a se agredir.

Um vídeo registrou o momento em que começaram as agressões. As imagens mostram um homem direcionando um soco contra outro no palco do evento. Há uma gritaria e várias pessoas tentam separar a confusão. Logo depois, a briga terminou sem feridos.

Com informações do Metrópoles

ÚLTIMAS NOTÍCIAS