Pensar Piauí

Condenado por roubo a banco no Maranhão é preso 10 anos após o crime em Teresina

As investigações da polícia revelaram que ele utilizava a modalidade conhecida como “novo cangaço” para cometer seus crimes.

Foto: ReproduçãoWilken Doanhta da Silva é apontado como praticante do 'novo cangaço'
Wilken Doanhta da Silva é apontado como praticante do "novo cangaço"

 

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) efetuou a prisão de Wilken Doanhta da Silva, condenado por roubo a banco na cidade de Matões, no Maranhão, no ano de 2013. O criminoso foi sentenciado a cumprir 24 anos de prisão. As investigações da polícia revelaram que ele utilizava a modalidade conhecida como "novo cangaço" para cometer seus crimes.

A prisão ocorreu em uma residência localizada no povoado Taboca do Pau Ferrado, situado na zona Sudeste de Teresina. Wilken Doanhta da Silva é apontado como praticante do "novo cangaço", uma modalidade criminosa que envolve o uso de grande armamento e ações de cerco a pequenas cidades, com o intuito de cometer roubos, especialmente em agências bancárias. 

Em entrevista para o repórter Denis Constantino, do Bom Dia Meio Norte, Tales Gomes, gerente de Polícia Especializada da PC-PI, disse que Wilken é considerado um preso de alta periculosidade, tendo atuado em parceria com outros criminosos notórios, como Gildo Inácio da Silva, conhecido como Bicudo, atualmente detido na Paraíba, e Tiel, bem como outros comparsas que lideram facções criminosas na zona Norte de Teresina.

"Ele é natural de Teresina e é foragido por conta da ocorrência em que ele um grupo invadiram uma agência bancária no Maranhão, no ano de 2013. Como ele já responde a outros processos como roubo e 'saidinha de banco' no Piauí, ele estava sendo investigado de perto pela Polícia Civil do Piauí, sendo ocalizado hoje pela manhã na Taboca do Pau Ferrado. Na ação, a casa foi cercada e ele prontamente dominado”, contou o delegado.

Durante a prisão de Wilken, não foram encontradas armas em sua posse. O preso será encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da justiça maranhense para o cumprimento de sua pena. Wilken Doanhta da Silva apresenta uma ficha criminal envolvendo não apenas roubos a banco, mas também outros golpes contra pessoas na saída de agências bancárias.

Tales Gomes destacou que o Piauí apresenta uma queda no número de roubos a bancos, o que ele atribui ao trabalho integrado realizado ao longo dos últimos quatro anos pelas forças policiais. "Essa cooperação já resultou na identificação, prisão e condenação de grupos criminosos responsáveis por essas ações, incluindo figuras como Marcelo Negão e Luís Afonso Lima de Jesus, conhecido como Javeleta", falou.

Novo cangaço

O termo "novo cangaço" tem sido empregado para descrever a ação de organizações criminosas altamente armadas, que cercam pequenas cidades com o objetivo de cometer assaltos, frequentemente direcionados a agências bancárias. Esses grupos, muitas vezes, aterrorizam as localidades em que atuam, gerando grande apreensão e risco para a população.

Com informações do Meio Norte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS