Política

Ciro Nogueira não seria reeleito se as eleições fossem hoje, diz Amostragem

Ciro Nogueira não seria reeleito se as eleições fossem hoje, diz Amostragem

  • terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Dando continuidade a onda de apostas rumo a 2018, a surpresa do dia vem com a pesquisa do Instituto Amostragem para a vaga de senadores, divulgada na edição desta terça-feira, 20, pelo Jornal Meio Norte. Se as eleições fossem hoje, de acordo com a pesquisa, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) não estaria reeleito, provando que não é a quantidade de prefeitos filiados a um partido que vai definir as eleições de 2018.
Observa-se, porém, que no levantamento espontâneo, 84,26% dos entrevistados responderam que não sabem em quem votar. Importante ressaltar que o eleitorado piauiense feminino é maioria.
De acordo com a reportagem, a disputa pelas duas cadeiras piauienses no Senado está acirrada entre os candidatos sendo liderada pelo ex-governador Wilson Martins (PSB), seguido pelo ex-senador João Vicente Claudino (Sem partido), que é pré-candidato ao Governo do Estado, e traz em terceiro lugar o senador Ciro Nogueira, pré-candidato à reeleição. Como são apenas duas vagas, o senador e presidente nacional do PP não estaria reeleito.
Wilson Martins teria 24,54% das intenções de voto estimuladas. O ex-senador João Vicente Claudino aparece com 16,97%. O senador Ciro Nogueira possui 16,53% das intenções de voto estimuladas. A senadora Regina Sousa tem 13,9% das intenções de voto; o deputado estadual e pré-candidato ao Senado Robert Rios Magalhães (PDT), líder da oposição, tem 12,49% das intenções de voto estimuladas. Pelo PSD, o deputado federal e presidente regional do partido, Júlio César Lima, tem 8,71% das intenções de voto; e o presidente regional do PDT, Flávio Nogueira, pré-candidato ao Senado, tem 6,68%.
Na pesquisa espontânea, os números são vergonhosos. Nesse tipo de levantamento, os eleitores respondem em quem vão votar sem o estímulo do pesquisador com os nomes dos pré-candidatos.O senador Ciro Nogueira, o ex-senador e empresário João Vicente Claudino e o ex-governador Wilson Martins invertem as posições. Ciro Nogueira aparece na frente com 1,5% das intenções de voto espontâneas para o Senado. O empresário João Vicente Claudino vem em seguida com 1,41% e Wilson Martins tem 1,14% das intenções de voto espontâneo.Os outros candidatos ao Senado somam 4,96% das intenções de voto espontâneas; os eleitores indecisos somam 84,26% quando as intenções de voto são espontâneas e 9,41% dos eleitores querem votar nulo ou em branco.
A pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano e está registrada com o número PI-00411/2018, no TSE. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.
Vale lembrar que Elmano Ferrer, o véim trabalhador, na disputa de 2011, começou com apenas 6% das intenções, sendo eleito com 62,29% dos votos válidos, contra o candidato e então governador na época Wilson Martins, o Wilsão, que sempre aparecia com mais de 40% das intenções.
A disputa promete ser acirrada.
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: