Pensar Piauí

Casa Branca confirma reunião com Lula na segunda-feira

A assessoria do presidente eleito também confirmou a reunião neste sábado (3)

Foto: Montagem Pensar PiauíConselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan
Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan

Representantes dos Estados Unidos viajarão até Brasília na segunda-feira (5) para se reunir com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a equipe de transição para o próximo governo e o secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A informação foi confirmada pela Casa Branca em nota na sexta-feira (2). A assessoria do presidente eleito também confirmou a reunião neste sábado (3). No entanto, ainda não há definição de horário e local exato, como o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) ou um hotel onde Lula se hospeda às margens do Lago Paranoá, em Brasília. 

Segundo o governo americano, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e outros membros do departamento dele irão até Brasília. O Conselho Nacional dos EUA confirmou que além de Lula, haverá conversas o secretário Especial de Assuntos Estratégicos do governo de Jair Bolsonaro, almirante Flávio Rocha, e com o senador Jaques Wagner, que faz parte do gabinete da transição.

“Durante as reuniões, Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil continuarão a trabalhar juntos por desafios em comum, como o combate à mudança climática, a preservação da segurança alimentar, a promoção da democracia e a gerência da migração regional”, afirmou a Casa Branca em nota.

O governo dos EUA ressaltou que a visita agendada dá continuidade ao primeiro diálogo entre Joe Biden e Lula em outubro de 2022, quando o presidente democrata “se comprometeu a abrir os canais de comunicação entre os dois países durante a transição”.

Com informações do Uol e Dcm

ÚLTIMAS NOTÍCIAS