Pensar Piauí

Cardeais da Europa querem a renúncia de Francisco! Por quê?

Nunca um papa romano foi tão enfático ao lembrar que a Igreja original era a dos pobres encurralados na vala da história

Foto: ReproduçãoPapa Francisco
Papa Francisco

 

No décimo aniversário do pontificado de Francisco, a Igreja não é mais, e provavelmente nunca mais será, o que foi ao longo dos séculos. Daí o temor e a pressa dos cardeais para que o primeiro pontífice da América Latina , o argentino Jorge Mario Bergoglio, parta o mais rápido possível.

A insistência de um lobby de cardeais conservadores, especialmente europeus, para que Francisco, aos 86 anos, renunciasse e se retirasse do comando da Igreja revela isso abertamente.

Para entender melhor o quão revolucionário está sendo este pontificado, não mais europeu, mas da periferia da Igreja, é preciso saber de dentro o que a velha Igreja, a mesma de sempre, está sofrendo com Francisco.

Não é apenas o fato de ter começado a quebrar tabus enraizados na pele da Igreja tradicional, como os relacionados ao sexo e à importância dada à mulher no cristianismo. O que causa não medo, mas pavor nos cardeais mais tradicionais é que o atual pontífice tenha feito a maior e mais temida reforma nos 2.000 anos de história da Igreja: ter renunciado não apenas ao título de “papa” para nos vermos novamente como , no início da Igreja, o simples “bispo” de Roma que foram Pedro e seus primeiros sucessores.

Além disso, Francisco não só renunciou ao nome de Papa, que implicava poder secular na Igreja, mas até agora foi coerente com sua decisão de voltar às origens da Igreja, e não só não se autodenomina papa, mas, sim , decidiu diariamente viver como um simples bispo de Roma, depois de ter se despojado de todos os signos papais e renunciado a viver enclausurado nos luxuosos palácios pontifícios. Contenta-se a viver em um simples quarto de hotel.

A grande revolução de Francisco não foi enfatizar que a Igreja não deveria ter preferência apenas pelos pobres e desamparados do mundo. Isso não incomoda nem os cardeais mais conservadores. O que é assustador em Francisco é que ele prega com seu exemplo que a dita Igreja não deve ser apenas uma das mais pobres, mas que ela mesma deve dar o exemplo de pobreza e desapego de todos os tipos de privilégios para viver austeramente.

Os cardeais e bispos que continuam vivendo no luxo e cheios de privilégios, emulando os ricos, estão preocupados que o fato de Francisco ter forçado recentemente os cardeais da Cúria que vivem em Roma a pagar o aluguel dos palácios que usam seja visto como um ato revolucionário e até populista.

A Igreja conservadora e privilegiada quer que passe a turbulência causada pelos dez anos de pontificado de Francisco. Ela tem pressa para que este parêntese do papado franciscano termine “para voltar ao normal”, na expressão de um cardeal europeu.

Isso levou a uma campanha oculta dos cardeais mais tradicionais para encorajar até os jornalistas a sempre perguntarem se ele planeja renunciar por motivos de saúde. Mal podem esperar que ele saia de cena.

Francisco, que para além do sentido de humor é dotado de uma grande simplicidade, tem sabido reagir com sabedoria. Insistiu que já deixou por escrito que, no dia em que a sua capacidade mental o impedir de cumprir as suas funções, poderá ser afastado do poder.

E agora, já que a Igreja que sonha em vê-lo sair do poder quer que ele saia o quanto antes? Francisco, sarcasticamente, acaba de responder que é verdade que sofre de fortes dores num joelho, algo que por vezes o obriga a usar uma cadeira de rodas, mas que “governa a Igreja com a cabeça e o cérebro, não com o joelho”. E, com aquele mesmo humor que nunca o abandona, acrescentou: “A verdade é que às vezes tenho um pouco de vergonha de aparecer numa cadeira de rodas”.

Pode parecer infantil um Papa dizer que tem um pouco de vergonha de aparecer em uma cadeira de rodas. É um sentimento profundamente humano e que o afasta das fronteiras da divindade. Lembro-me de quando o intelectual Eugenio Montini, o Papa Paulo VI, teve que se submeter a uma cirurgia. Para que ninguém pudesse ver um papa em um hospital – o que poderia tirar sua aura de poder -, montou-se uma sala de cirurgia inteira dentro do Vaticano. Ao longo da história da Igreja, um papa quis aparecer como outro ser humano, não divino, que só governa a Igreja universal por um certo tempo.

Francisco também é às vezes acusado pela parte mais progressista da Igreja de ainda não ter tido a coragem de romper alguns tabus atávicos da velha Igreja, como os do sexo e da plena participação das mulheres no governo da Igreja. A verdade é que já está a deixar as portas abertas, o que não é pouca coisa, para que o seu sucessor, se for alguém com a sua abertura, conclua a revolução que iniciou, que é sem dúvida a maior que a Igreja alguma vez conheceu.

O que também assusta Francisco para aqueles que mal podem esperar que ele termine ou renuncie é que pela primeira vez um chefe supremo da Igreja se opôs abertamente a todos os ditadores políticos, ao contrário do passado, quando Roma os cobria de privilégios . Você se lembra do ditador espanhol Francisco Franco, a quem o Vaticano concedeu privilégios que hoje causam medo até nos mais moderados?

Nunca um papa romano foi tão enfático ao lembrar que a Igreja original foi a dos pobres e encurralados no fosso da história e não aquela que anda de mãos dadas com os poderosos e tiranos. É por isso que Francisco insistiu durante todos esses anos de seu pontificado que a Igreja deve estar do lado das vítimas do capitalismo sem alma .

Francisco insistiu desde o início que o mercado, o novo deus de hoje, que concentra as riquezas do mundo nas mãos de um punhado de pessoas, não é capaz por si só, com seu dogma neoliberal, de acabar com a pobreza e até com a miséria que aflige milhões de pessoas.

Ele será um papa comunista como certos conservadores fiéis o veem, e até mesmo bispos e cardeais? Não, meu Deus. É apenas um papa que, depois de ter renunciado a todos os privilégios que o cargo lhe concedia, ressuscitou a força do cristianismo primitivo, onde aqueles que professavam a fé no crucificado profeta judeu Jesus foram vistos como perigosos porque anunciavam um novo reino de paz e diálogo entre todos os que são diferentes.

Utopia pura? Não, antes medo da velha igreja romana de que o novo e frágil Sansão ainda possa abalar as estruturas empoeiradas de uma certa Igreja que não comunga mais com o novo mundo que está nascendo e que, gostemos ou não, é nosso. O Papa Francisco sabe disso e até ri. E continua ligando, pura heresia até ontem, para falar com o povo, para parabenizá-lo ou consolá-lo ou simplesmente para não esquecer que ele também ainda é um humano e não um deus preso em grades de ouro.

Transcrito do El País 

Com informações do Metrópoles

ÚLTIMAS NOTÍCIAS