Pensar Piauí

Caos em Recife e região: chuva provoca alagamentos, alunos sem aulas e homem morre

A intensificação da chuva ocorre desde a noite da segunda (26)

Foto: DivulgaçãoRecife
Recife

 

DP - A chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) no início da manhã desta terça-feira (7) causou diversos alagamentos, suspensão de aulas na rede municipal, deslizamentos, inundações de rios e a morte de um homem no Jordão, Zona Sul do Recife. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o estado de alerta é válido ao longo do dia (até às 23h26) para a RMR e Zona da Mata Norte e Sul. No Recife houve mais cerca de 30 pontos de alagamentos e 72 chamados para a Defesa Civil.

A intensificação da chuva ocorre desde a noite da segunda (26), a Apac emitiu um alerta que apresentava o nível amarelo, de observação, pela manhã foi decretado, o aviso laranja, de atenção. “Devido aos acumulados e a previsão mostrar continuidade de chuvas, durante todo o período noturno, se estendendo até o período da manhã da terça". 

Vítima

Nesta manhã, um homem de 41 anos morreu ao passar de bicicleta no túnel Felipe Camarão, no Jordão, na Zona Sul do Recife, o ponto está alagado e interditado desde às 6h39. A suspeita de que o homem tenha sofrido uma descarga elétrica ao tentar atravessar o ponto de alagamento.

O resgate do corpo foi realizado, e o local segue interditado durante esta manhã. “Uma vítima, de sexo masculino, foi retirada por nossa equipe de salvamento e deixada sob a guarda de uma equipe da Polícia Militar", declarou o Corpo de Bombeiros. 

Já a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes estão no local. "A Prefeitura do Recife informa que o túnel Felipe Camarão foi interditado pela CTTU para o tráfego de veículos à 0h20 desta terça (27). Vale destacar que o túnel é gerenciado pelo Governo do Estado e que o óbito será esclarecido pelos órgãos competentes".

Sem aulas

As aulas presenciais na rede municipal do Recife foram suspensas nesta terça, devido às fortes chuvas. A prefeitura também recomendou a suspensão das atividades para toda a rede privada de ensino infantil, médio e superior. Mesmo com a suspensão presencial, as aulas nas creches e unidades de ensino municipais seguem no formato remoto, através da plataforma EducaRecife. 

A Prefeitura do Recife divulgou que há seis abrigos disponibilizados na capital pernambucana para aqueles que precisam deixar suas casas. 

O alerta emitido pela prefeitura era para que os moradores  permaneçam em casa, exceto se estiverem em áreas de risco. "A rotina da cidade foi impactada por causa das fortes chuvas. Para evitar novas ocorrências, evite deslocamentos e siga as orientações da nossa equipe", divulgou o Centro de Operações (COP)

O painel do COP indica que o Recife já registrou 78,7 mm de chuvas nas 24 horas contadas até 6h18. A cidade também acumula 28 pontos de alagamento, com 72 chamados para a Defesa Civil durante a noite, nenhum deles com gravidade. Houve também 20 chamados para a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), majoritariamente para quedas de árvores. 

Deslizamentos 

Houve dois deslizamentos durante o início desta manhã, em que a barreira cedeu e parte dela atingiu moradias, em ambos não houve feridos.

Um deles no Cabo de Santo Agostinho, uma barreira cedeu e deslizou por cima de uma casa no Engenho Tiriri.

E outro em Camaragibe, a barreira deslizou e derrubou um muro de uma casa, na Rua 2ª Travessa Bom. O Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir o acesso da casa por volta das 3h30. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido.

Inundações

No trecho da PE-042 em Engenho Maranhão, em Ipojuca, o rio que leva o nome da cidade chegou a causar inundações, entrando em algumas casas ribeirinhas, a cidade já está sendo afetada pelo extravasamento do rio, alertou a Apac.

O Rio Capibaribe Mirim também causou inundação na altura de Caricé, em Itambé, Zona da Mata Norte, outro rio atingiu a cota de inundação, o Rio Sirinhaém em Barra de Guabiraba, no Agreste, extravasou. 

Segundo a Apac, o cenário é de alerta para Itambé e Goiana, devido a possibilidade de inundação.

No Agreste, há previsão de chuvas fracas ou moderadas. 

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, nenhuma ocorrência foi registrada ao longo do dia.

Alagamentos

Em Olinda, o Canal do Fragoso transbordou no início da manhã, nas intermediações de Jardim Atlântico e Casa Caiada, ruas ficaram alagadas e intransitáveis devido ao avanço das águas.

As vias também ficaram alagadas no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Na Rua Visconde De Inhaúma, motoristas tiveram dificuldade para passar por causa do nível da água, provocando lentidão no trânsito.

Em Muribeca, na PE007 que liga Prazeres a Jaboatão Centro ficou interditada, nem mesmo motocicletas puderam transitar devido a um trecho da ponte que cedeu e abriu um grande buraco na via.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS