Pensar Piauí

Cânion do Rio Poti: atividades de turismo estão suspensas (provisoriamente)

O Parque foi criado por meio do Decreto Estadual n° 17.429/2017

Foto: DivulgaçãoCanion

A natureza agraciou o Piauí com paisagens exuberantes.O Parque Estadual do Cânion do Rio Poti é uma delas. Em um estado quase original, de uma atmosfera transcendental e de puro encantamento o Cânion do Rio Poti é um paraíso no meio do sertão nordestino que reúne, em um só lugar, rio, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos para passeios e aventuras radicais.

Para chegar até o cânion, há duas rotas, uma pelo município de Juazeiro do Piauí e a outra por Castelo do Piauí - este o acesso que é mais usado. Ele se dá pela fazenda do Enjeitado.

Mas o Cânion do Rio Poti encontra-se fechado para visitação, os turistas não estão mais tendo acesso ao local, estando apenas como uma área de contemplação e pesquisa.

Por que isso ocorreu?

O Parque foi criado por meio do Decreto Estadual n° 17.429/2017.

A  Secretaria do Meio Ambiente do Piaui (SEMAR), vem discutindo a viabilização da estruturação e indenização do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. De acordo com o órgão, através da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), que é um fórum para a tomada de decisões relacionadas à aplicação e uso dos recursos de Compensação Ambiental advindos do processo de Licenciamento, os Planos de Manejo e a indenização da área são os primeiros passos para o processo de estruturação das Unidades de Conservação (UCs) do estado. A Secretaria afirma que esses planos servirão de base para a implementação das estruturas e dos programas nas UCs estaduais.

Foto: DivulgaçãoNayna Alves
Nayna Alves, coordenadora de turismo de Castelo do Piauí 

O pensarpiauí conversou com a Coordenadoria de Turismo de Castelo do Piauí sobre as mudanças no acesso ao parque. “A secretaria de turismo de Castelo, assim como todos os profissionais do turismo que atuam na região, foram pegos de surpresa com impacto econômico que atingiu uma cadeia de estabelecimentos, tendo em vista que Castelo é portal de entrada para o Parque. Estamos seguindo todos os protocolos estabelecidos pela SEMAR e aguardando uma resposta positiva para a volta das atividades de forma sustentável e com a preocupação também da preservação da fauna e flora da região que é rica. A região é um prato cheio para a prática do ecoturismo!”, disse a coordenadora Nayna Alves. 

Questionada pelo pensarpiauí, a SEMAR emitiu nota sobre o assunto.

Veja a nota da SEMAR:

                                                                   NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SEMAR vem a público esclarecer que, as atividades de exploração turística outrora realizadas no Parque Estadual do Cânion estão suspensas, em razão da necessidade de paralisar interferências potencialmente prejudiciais à Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada por meio do Decreto Estadual nº 17.429/2017, cujos objetivos são de preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei. Tais intervenções incompatíveis foram constatadas por equipe de fiscalização ambiental da SEMAR, também gestora da Unidade e os empreendedores já orientados quanto aos procedimentos de regularização temporária de suas atividades no local, até a conclusão da elaboração do Plano de Manejo, em andamento.

De acordo com SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), o Plano de Manejo é o documento técnico no qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais em uma unidade de conservação, incluindo a implantação de estruturas físicas necessárias à sua gestão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS