Pensar Piauí

"Bolsonaro comportou-se como Agente de Satanás", diz Dom Mauro

Durante celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Bolsonaro destilou ódio contra LGBTs no Santuário, onde apoiadores agrediram jornalistas

Foto: DivulgaçãoDom Mauro Morelli
Dom Mauro Morelli

Bispo emérito residente da Diocese de Luz, dom Mauro Morelli afirmou nas redes sociais que Jair "Bolsonaro (PL) em Aparecida comportou-se como Agente de Satanás", criticando o uso eleitoreiro do presidente e as agressões e balbúrdia promovida por apoiadores no Santuário de Aparecida nesta quarta-feira, 12 de outubro, durante as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

"Bolsonaro em Aparecida comportou-se como Agente de Satanás. Desrespeitou a Mãe de Jesus e seus outros filhos e filhas, peregrinos famintos de vida com dignidade e esperança. Com seus endiabrados seguidores deveriam  ser presos em flagrante como arruaceiros. São Miguel, cuidado", tuitou o bispo referindo-se ao arcanjo da justiça na crença católica, que é também considerado o chefe supremo do exército celestial contra as forças das trevas.

Aos 87 anos, dom Mauro reside em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, onde há um centro inter-religioso de discussão sobre o meio ambiente e uma área dedicada à agricultura familiar.

O religioso é um grande expoente na luta contra fome e a desnutrição materno-infantil no Brasil, tendo sido responsável por projeto como o Fome Zero e da Ação da Cidadania contra a Fome junto com Hebert de Souza, o Betinho. Dom Mauro foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Sua renúncia ao Governo Diocesano foi aceita em 30 de março de 2005, pelo Papa São João Paulo II, tornando-se bispo emérito.

Balbúrdia

Durante sua passagem por Aparecida, Bolsonaro atacou a comunidade LGBT ao promover ódio contra transexuais e travestis. 

Após dizer que respeita todas as religiões e "aqueles que não têm religião nenhuma", Bolsonaro defendeu a família e atacou as LGBT. "Certas posições não são admitidas. Para nós, a família é um presente de Deus e nós devemos preservá-la", disse. 

Em seguida, o presidente desferiu ódio contra travestis e transexuais. "Vocês sabem que o maior patrimônio para nós não são nossos bens materiais, são os nossos filhos. Nós não queremos uma filha nossa indo no mesmo banheiro da escola onde o moleque, homem, frequenta", disse Bolsonaro ao claro ataque às políticas de promoção à identidade de gênero.

Ataques a jornalistas

Um grupo de apoiadores que estava em Aparecida agrediu jornalistas da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, que estavam no local fazendo a cobertura. 

A cena só não terminou em uma tragédia porque jornalistas da TV Aparecida, emissora oficial da Igreja Católica, protegeram os colegas. 

Os momentos em que bolsonaristas tentam agredir um cinegrafista da TV Vanguarda foram captados ao vivo pela CNN Brasil, que no momento da confusão fazia link com um de seus repórteres que estava in loco para acompanhar a passagem do presidente Bolsonaro pela cidade paulista. 

A confusão se alastrou pela cidade e parte dos trabalhos de homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira que dá nome à cidade, tiveram que ser paralisados e os jornalistas resgatados e colocados em local com segurança

ÚLTIMAS NOTÍCIAS