Pensar Piauí

Bolsonaristas distribuem melancia em protesto contra as Forças Armadas

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) protestaram contra o presidente Lula (PT) neste 7 de Setembro

Foto: DivulgaçãoMelâncias
Melâncias

 

EM - Bolsonaristas que protestavam contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente do Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (7/9), também externaram seu descontentamento contra as Forças Armadas. Os organizadores distribuíram melancias às centenas de pessoas que se aglomeraram no movimento.

“Verde por fora, vermelho por dentro”, gritaram os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL). A fruta é usada como termo pejorativo, pois o verde da casca seria associado ao patriotismo, e o vermelho, uma referência ao comunismo. A cor rubra também serve como ligação ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O próprio termo já foi usado por Bolsonaro em julho de 2019. Na ocasião, ele tinha se reunido com o general Luiz Rocha Paiva e feito ofensas ao então governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) - a conversa foi vazada na imprensa. Pelas redes sociais, Bolsonaro reclamou e disse: “Sem querer, descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI”.

Desde que o ex-presidente deixou o Palácio do Planalto, e as Forças Armadas teriam recusado um “golpe de estado”, deixando os bolsonaristas que acamparam na frente dos quartéis generais frustrados, a confiança na instituição tem caído entre o grupo.

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada em agosto, revelou que em dezembro de 2022, 43% dos entrevistados confiavam muito nos militares. Já em agosto deste ano, apenas 33%. A queda foi mais significativa entre os apoiadores de Bolsonaro. No mesmo período, a confiança alta entre os bolsonaristas passou de 61% para 40%. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS