Pensar Piauí

Bolsa Família é "a notícia mais positiva" do governo e hoje Lula se reúne com Wellington Dias

O ministro piauiense foi convocado ao Planalto na tarde desta quarta-feira

Foto: Ricardo StuckedLula e Wellington Dias
Lula e Wellington Dias

Além de mostrar que 60% dos eleitores brasileiros aprovam o trabalho que o presidente Lula (PT) vem fazendo, a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) também indica que a melhor notícia do terceiro governo Lula foi o novo Bolsa Família, com o pagamento de R$ 600 por mês e de mais R$ 150 por criança.

Para 9%, a remodelagem do programa, que foi sucateado no governo Jair Bolsonaro (PL), foi "a notícia mais positiva ouvida do governo Lula". Logo na sequência, citada por 8%, aparece a queda da inflação, seguida pela política de maior proteção da Amazônia e dos povos indígenas (4%).

Foto: DivulgaçãoPesquisa
Pesquisa

A pesquisa Genial/Quaest foi conduzida entre os dias 10 e 14 de agosto, e consistiu em 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Lula encontra Wellington Dias 

Mesmo com o Bolsa Família tão bem avaliado, as especulações quanto ao futuro de Wellington Dias como Ministro continuam em alta.

Hoje, a jornalista do meionorte.com, Cinthia Lages, informa que "Em meio às especulações sobre nomes que irão deixar o governo par ceder vagas ao Centrão, o presidente Lula tem uma agenda programada para esta quarta,16, como ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias. O nome do piauiense tem sido apontado como um dos prováveis a serem substituídos na minireforma. Na tarde de ontem, o presidente Lula reuniu-se com o líder do governo na Câmara,José Guimarães (PT). O parlamentar chegou ao Palácio do Planalto por volta das 16:30h e saiu äs 20h, mas sem falar com os jornalistas. O ministro das Relaçoes Institucionais, Alexandre Padilha , já havia. confirmado que os deputados Silva Costa Filho (Republicanos) e André Fufuca (PP) farão parte do governo Lula mas ainda sem anúncio dos ministérios. O Governo precisa ter uma base sólida na Câmara e os partidos PP e Republicanos exigem Pastas importantes em troca de apoio. Desde que as especulações começaram, o presidente fez manifestações públicas de quem não gostaria de "entregar"o Ministério, que trata dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Apesar disso, o Centrão seguiu cobiçando o cargo. A disputa envolve questões locais. O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, tem interesse na saída de Dias, seu adversário político. Petistas ouvidos pelo Blog revelam que uma eventual vitória de Nogueira na queda de bracos com Dias, seria muito ruim para o Partido no estado e poderia ter impacto nas eleições do próximo ano."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS