Pensar Piauí

Batalha digital: Com robôs e fake news, direita domina redes sociais e deixa esquerda para trás

Segundo informações publicadas pelo jornalista Uirá Machado, na Folha de S.Paulo, várias razões contribuem para esse fenômeno

Foto: ReproduçãoRedes sociais
Redes sociais

A direita consolidou seu domínio nas plataformas digitais durante as últimas eleições, e tudo indica que continuará nesse caminho nas próximas disputas. Segundo informações publicadas pelo jornalista Uirá Machado, na Folha de S.Paulo, várias razões contribuem para esse fenômeno, incluindo o pioneirismo da direita na esfera digital, a arquitetura das redes sociais, o acesso a financiamento, o conteúdo disseminado e o foco na monetização.

De acordo com especialistas, para a esquerda, tanto no Brasil quanto em outros lugares, reverter essa tendência exigirá a superação de desafios e uma nova abordagem em relação à tecnologia.

Segundo o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), a esquerda brasileira enfrenta dificuldades na comunicação, especialmente no cenário digital. Há menos canais de esquerda na internet em comparação com grupos de extrema direita, com alcance significativamente menor.

A esquerda ainda deve enfrentar o uso de robôs e de centrais de difusão de fake news por parte dos canais de direita, que, em seu ecossistema, conta com influencers que se passam por agentes espontâneos e ideológicos, mas que na verdade descobriram uma forma de explorar economicamente a inclinação política de parte da população.

Os estudiosos da área concluem afirmando que a esquerda precisa se adaptar ao cenário da comunicação distribuída, desenvolvendo estratégias específicas para diversos segmentos da sociedade, em vez de adotar uma abordagem de comunicação de massa.

Com informações do DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS