Pensar Piauí

Balada Literária exibe documentário inédito sobre Marcelo Evelin

O documentário é dirigido por Luiza Sobral, produzido por Respira Filmes, com a curadoria de Wellington Soares

Foto: DivulgaçãoDocumentário Marcelo Evelin
Documentário Marcelo Evelin

 

A Balada Literária Mês a Mês, edição de Junho, exibe com exclusividade o documentário DESTRAVE: um olhar sobre a criação de Marcelo Evelin na dança contemporânea, no dia 26 de junho, às 19h, no Youtube da Balada Literária.

Dirigido por Luiza Sobral, produzido por Respira Filmes, com a curadoria de Wellington Soares, o filme conta, a partir de relatos do homenageado da edição de 2021, da sua família e de seus amigos, momentos da trajetória do coreógrafo na dança e na cultura.

Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição. Deixou o Brasil em 1986 para estudar dança e coreografia em Paris, na França, onde estudou com Philippe Decoufle, Josef Nadj e Karine Saporta. Dois anos depois, radicou-se em Amsterdam, na Holanda, onde foi aluno da Universidade de Nova Dança (SNDO) e integrou a Companhia de Dança-Teatro The Meekers, de Arthur Rosenfeld. Foi estagiário da Companhia de Pina Bausch, em Wuppertal na Alemanha, antes de iniciar sua carreira como coreógrafo profissional subvencionado pelo governo holandês, criando a Companhia Demolition Inc. e assinando, desde então, mais de 25 espetáculos com roteiro, direção e coreografia de sua autoria.

Marcelo nasceu no dia 24 de março de 1962, em Teresina (Piauí). Ainda era menino quando os pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Recorda apenas que as primeiras brincadeiras de teatro com a irmã e os vizinhos aconteceram não no Rio, mas em Carolina, no sul do Maranhão, onde a família viveu parte de sua infância. De volta a Teresina, onde passou parte da adolescência teve o primeiro contato com a dança nas visitas ao estúdio de Lenir Argento, precursora do balé clássico em Teresina. 

Depois enveredou pelo teatro participando de grupos e montagens junto à professora Aída de Almeida Singe. Em 2006, retorna ao Piauí para assumir o Teatro João Paulo II, e funda o Núcleo do Dirceu, onde desenvolve trabalho com o grupo de bailarinos até 2013. Após esse período, retoma as atividades com a Demolition e cria, na capital piauiense, o CAMPO, local que hospeda seu estúdio de criação, além de outros tipos de manifestações artísticas até hoje.

Ficha técnica

Direção de Fotografia: Alexandre Soares

Produção: Respira Filmes

Assistente de câmera: Eduardo Sobral

Assistente de produção: Viviane Santos Ricardo Oliveira

Direção: Luiza Sobral

Edição: Antonio Andrade

Assessoria de imprensa: Tauana Queiroz

Curadoria da Balada Literária/PI: Wellington Soares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS