Pensar Piauí

Autorizada a reabertura do setor de eventos em Teresina

Além de cinema, pocket shows, apresentações de humor poderão ser exibidos no formato drive-in na capital

Foto: Foto: Reprodução/Kelson AlencarEspaços poderão ter capacidade de 50 carros
Espaços poderão ter capacidade de 50 carros

 

De acordo com o Decreto número 20.078, foi autorizada a reabertura de estabelecimentos ligados ao setor de eventos, como casas de espetáculos, teatros e cinemas. Os locais deverão funcionar com 40% da capacidade, seguindo orientações de protocolo higiênico-sanitário específico para evitar a propagação do coronavírus na capital.

Além de seguir as recomendações gerais como o uso de máscara, por exemplo, as empresas deverão adotar algumas medidas tais como: controlar acesso às instalações desde a entrada com sinalização no chão para indicar percurso de circulação e posicionamento dos trabalhadores; os locais de apresentação deverão ter acesso exclusivo para artistas reduzindo contato com público e evitando aglomerações. 

Além disso, as empresas devem disponibilizar tapetes sanitizantes na entrada ou em locais de grande circulação de pessoas e/ou mercadorias. A compra de ingressos deverá ser feita preferencialmente pela internet e os pagamentos deverão também priorizar métodos eletrônicos. Não será permitido o consumo de alimentos no interior de cinemas e teatros. 

De acordo com a Prefeitura, a liberação acontece após a estabilização no número de casos e óbitos da doença na capital, e após a liberação por parte do Governo do Estado.

Eventos drive-in 

Além do cinema, pocket shows, apresentações de humor poderão ser exibidos no formato drive-in na capital. Com a autorização, os empresários estão se mobilizando para trazer o cinema e outros espetáculos nesse novo formato para Teresina.

Conforme o protocolo, os eventos drive-in deverão ser realizados em locais descobertos e cercados, possibilitando a restrição da quantidade de veículos estacionados. O limite máximo é de 250 carros, respeitando a métrica de distanciamento de 2 metros entre eles, delimitados por marcações no chão.

Cada veículo deve ter no máximo quatro ocupantes, que devem permanecer no interior e sair apenas em necessidade de usar o banheiro. São vedadas a entrada de motocicletas, bicicletas, veículos conversíveis com a capota aberta, vans e similares e pessoas sem carros.

"Não é permitida a interação entre pessoas de carros diferentes, a abertura das portas durante os eventos nem a permanência de pessoas nas carrocerias de veículos", explicou a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba.

Quando à comercialização de alimentos e bebidas, ela deve ser feita em sistema drive-thru, e os pontos devem seguir todos os protocolos estabelecidos para serviços de alimentação. Também é vedado ao motorista o consumo de bebida alcoólica.

Já a compra dos ingressos deve ser antecipada e feita por meio virtual, bem como sua validação para a entrada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS