Pensar Piauí

Vigilância multará 30 estabelecimentos por descumprimento do decreto em Teresina

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas aglomeradas em eventos, muitas sem máscara de proteção

Foto: Redes SociaisAglomeração promovida em estabelecimento de Teresina
Aglomeração promovida em estabelecimento de Teresina

A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que os estabelecimentos flagrados em vídeos com aglomeração, no último final de semana em Teresina, serão multados e autuados por desrespeito às medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19. Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas aglomeradas em eventos, muitas sem máscara de proteção.

A Vigilância Sanitária de Teresina está todos os dias fiscalizando o cumprimento dos decretos de medidas preventivas contra o coronavírus. Dos dias 19 a 25 de abril, durante a vigência do último decreto, 30 estabelecimentos foram notificados e dois autuados por descumprimento das normas. “As multas em relação a infrações das normas sanitárias variam de R$ 500 a R$ 17 mil, dependendo da norma que foi infringida”. Os dois locais autuados estão localizados na zona Leste de Teresina.

Entre as principais infrações, estão as situações de aglomeração, funcionamento após horário de encerramento pré-estabelecido e consumo de alimentos e bebidas em bares em dias de lockdown, quando estes locais são autorizados a funcionar apenas na modalidade delivery. “Embora a maioria dos estabelecimentos esteja obedecendo o Decreto com medidas mais restritivas, infelizmente ainda encontramos essas situações, que foram as principais infrações em relação à última semana”, disse a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Larisse Portela.

A gerente esclarece a diferença entre notificação e auto de infração lavrado de imediato. “A escolha é em função do tipo de norma sanitária infringida, em relação à gravidade. Por exemplo, um ambiente evidenciado com aglomeração é prontamente autuado, bem como a não utilização de máscara por clientes que circulam entre as mesas ou mesmo por funcionários colaboradores do ambiente”, conta Larisse Portela.

Sobre o assunto, segue vídeo com Larisse Portela, gerente de vigilância sanitária da FMS:



Como denunciar

A população pode denunciar eventos com aglomerações em horário comercial, de segunda a sexta, no (86) 3215 9102 ou 3215-9115. Nos demais horários e final de semana, a população pode acionar a Polícia Militar pelo 190.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS