Pensar Piauí

Arte perde dois grandes nomes nesse início de agosto

Chica Xavier e Gésio Amadeu partiram nesse mês de agosto. Deixando saudades para familiares, amigos e também para os admiradores de seus trabalhos

O mês de agosto teve um início triste para a cultura brasileira. Morreram dois atores importantes para o protagonismo negro na TV e no Teatro, que deixam um legado de representatividade e inúmeros papéis inesquecíveis. 

Chica Xavier e Gésio Amadeu partiram, deixando saudades para familiares e amigos, e também para os admiradores dos seus trabalhos.

Foto: Montagem Pensar PiauíChica Xavier e Gésio Amadeu
Chica Xavier e Gésio Amadeu

A atriz Chica Xavier morreu na madrugada deste sábado (8) no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da atriz e pela TV Globo. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, e não resistiu a complicações da doença. Chica teve mais de 40 anos de carreira na televisão e também se consagrou no teatro e no cinema.

Nascida em Salvador em 1932, Chica Xavier se mudou para o Rio de Janeiro em 1953 para estudar teatro. Em 1956, se destacou na peça Orfeu da Conceição, encenada no Teatro Municipal do Rio.

Ela estreou na televisão em 1968, na novela Legião dos Esquecidos, da TV Excelsior, e foi contratada pela Globo no ano seguinte. Na emissora, atuou e se destacou em novelas como Saramandaia (1976), Sinhá Moça (1986), Dancin' Days (1978), Renascer (1993) e Força de um Desejo (1999).

No total, Chica atuou em 26 novelas, 11 minisséries e dez especiais na Globo. Seu último trabalho na emissora foi como a personagem Cleonice de Cheias de Charme (2012). Na televisão, a atriz também participou de produções do Futura, da Band e da Manchete. Sua presença na TV desde os anos 60 foi muito marcante para a representatividade negra na mídia.

No cinema, Chica atuou em 11 filmes. Sua estreia foi em O Assalto do Trem Pagador, em 1962. Também participou de A partilha (2001) e Nosso lar (2010).

Em 2010, recebeu o Troféu Palmares, concedido pela Fundação Palmares e pelo (hoje extinto) ministério da Cultura, por sua contribuição às artes e à cultura afro-brasileira.

Chica Xavier deixa filhos, netos e o marido, o também ator Clementino Kelé, com quem se casou em 1956. O enterro dela acontecerá no domingo (9), no cemitério Jardim da Saudade, no Rio de Janeiro. Será restrito para familiares e amigos.

A Rede Globo emitou nota de pesar pela morte da atriz.

Homenagens para a atriz nas redes sociais:

Gésio Amadeu

O ator Gésio Amadeu morreu aos 73 anos de covid-19. Gésio deixou um legado de mais de 50 anos de trabalhos nos palcos e nas telas de diversas emissoras dos país

Gésio morreu dia 5 de agosto, por complicações causadas pelo novo coronavírus. Ele foi internado no final de junho em São Paulo para tratar da doença em um hospital na cidade de São Paulo. O ator deixa quatro filhos.

O cineasta Mario Amadeu, filho do ator, confirmou a informação em suas redes sociais. De acordo com a publicação, ele veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.

Fez diversas novelas em diferentes emissoras. Desde a extinta TV Tupi até a Rede Globo, cujo último trabalho foi folhetim Velho Chico, exibido em 2016. No SBT, ele fez sucesso como o cozinheiro Chico, na novela infantil Chiquititas, exibida nos anos 1990.

O ator recebeu homenagens de amigos na redes sociais:

Por meio de nota oficial, o SBT lamentou a morte de Gésio e relembrou a carreira do ator na emissora paulista como um "dos grandes atores revelados pelo teatro, emprestando posteriomente seu talento à teledramaturgia nacional".

Leia a nota na íntegra:

"O SBT lamenta profundamente o falecimento do ator Gésio Amadeu, de 73 anos. Ele estava internado desde o final de junho no Hospital Sancta Maggiore, e hoje (05) teve falência múltipla dos órgãos, em decorrência da Covid-19.

Gésio faz parte dos grandes atores revelados pelo teatro, emprestando posteriomente seu talento à teledramaturgia nacional, tendo interpretado personagens que permeiam a memória afetiva do público, em diversas emissoras de TV.

No SBT, sua primeira participação foi no seriado Joana (84-85), onde deu vida a um dos jornalistas da revista que era pano de fundo da série. Logo, ingressou na segunda fase da novela Meus Filhos Minha Vida (84-85), tendo feito ainda na emissora as novelas Cortina de Vidro (89-90), Sangue do Meu Sangue (95-96), Os Ossos do Barão (97), Amor e Ódio (2001-2002) e Seus Olhos (2004).

Mas foi como o simpático e amoroso Chef Chico, na primeira versão de Chiquititas (1997-2001), que Gésio conquistou o coração do público infantil. Chico era uma figura amável e sempre disposta a ajudar, que reunia as meninas do Orfanato Raio de Luz ao redor de sua cozinha para aplicar ensinamentos, sempre com uma dose extra de amabilidade e respeito.

Gésio deixa 4 filhos e uma legião de fãs que acompanharam seu trabalho em mais de 50 anos nos palcos e nas telas."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS