Pensar Piauí

Aprovação de Lula sobe para 52% e avaliação negativa cai, aponta Altas Intel

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados aprovam a gestão petista, com 42% considerando a gestão ótima ou boa.

Foto: ReproduçãoLuiz Inácio Lula da Silva (PT)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Nesta terça-feira (6), a pesquisa Atlas Intel divulgou dados que indicam uma alta na aprovação e uma queda na avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados aprovam a gestão petista, com 42% considerando a gestão ótima ou boa, enquanto 39% avaliam a gestão como ruim ou péssima, mostrando uma diminuição em relação aos 45% registrados em novembro.

A comparação com a gestão de Jair Bolsonaro também é destacada na pesquisa. A pesquisa mostra que o governo Lula melhorou a atuação em 13 áreas temáticas de um total de 16, acreditando que a nova gestão está pior apenas em segurança pública, no controle de gastos e no combate à corrupção.

Direitos humanos e igualdade racial (56%), agricultura e redução da pobreza (ambos com 52%) são as áreas com maiores percepções de avanço após 2023.

O levantamento, realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro, entrevistou 7.405 pessoas durante a navegação online, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.


Os resultados mostram que o percentual de avaliação ótima ou boa se manteve estável em 42%, enquanto 16% consideram o governo Lula como regular, em comparação com os 11% da pesquisa anterior.

Entre homens e mulheres, há diferenças na avaliação. As mulheres tendem a avaliar mais positivamente o governo, com 43% considerando-o bom ou ótimo, enquanto 40% dos homens têm essa percepção.

Quanto ao grau de instrução, Lula tem sua melhor aprovação entre os entrevistados com até ensino fundamental completo, com 47% avaliando positivamente sua gestão. No entanto, entre aqueles com ensino superior, 43% o consideram ruim ou péssimo.

A pesquisa também abordou o desempenho pessoal de Lula, com 51,7% dos entrevistados aprovando sua conduta, enquanto 42,8% a reprovam.

Na avaliação por áreas de atuação, a pesquisa revelou que a gestão Lula recebe avaliação negativa em temas como justiça e combate à corrupção, política econômica e responsabilidade fiscal. No entanto, áreas como direitos humanos, igualdade racial, relações internacionais e moradia apresentam uma avaliação mais positiva.

“A pesquisa mostra uma melhora na aprovação do governo, a despeito do aumento da preocupação com a corrupção. As correlações sugerem que isso se dá no contexto da melhora das percepções com a situação econômica”, afirmou o CEO da Atlas Intel, Andrei Roman, em entrevista ao Terra.


Com informações da Atlas e DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS