Pensar Piauí

Âncora da Globo faz desabafo sobre racismo; veja o vídeo

O apresentador, Fabio Turci, comentou o caso de um jovem abordado pela polícia apenas porque tinha "cara de ladrão", segundo o PM

Foto: TwitterFabio Turci.
Fabio Turci

Fabio Turci, apresentador do telejornal SPTV, primeira edição, exibido pela TV Globo, demonstrou indignação ao comentar o caso de um jovem negro que foi abordado pela polícia apenas porque, segundo o PM, tinha “cara de ladrão”. A situação ocorreu em Santos, no litoral de São Paulo.

O âncora mencionou o fato:“Você viu que o Lucas não tinha cometido crime algum, ele não estava em atitude suspeita. Ele foi abordado porque ‘tem cara de ladrão", lamentou Turci.

Em seguida, ele revelou duas histórias de racismo.

"Vou contar uma história pra vocês. Um amigo meu, que está aqui no estúdio. É operador de uma das câmeras do SP1: é o Itamar. O Itamar, um dia, foi parado pela polícia, porque estava dirigindo um carro bacana, o carro da família dele. O policial, com a arma na mão, perguntou o que ele estava fazendo no carro”, disse.

Turci foi em frente:“O mesmo Itamar, um dia, foi seguido por seguranças de um shopping center, inclusive, ouviu um deles chamando reforço. O Itamar havia ido sacar dinheiro em um shopping center”.

Após as histórias de racismo protagonizadas pelo amigo, o jornalista fez uma reflexão:“Essas coisas acontecem, nem sempre com alguém dizendo tão claramente por que estão acontecendo. Mas essas coisas acontecem. A gente, que é branco, é que não sabe, porque com a gente isso não acontece”, disse.

“Nosso papel é informar, a gente está levando para você informação. E o que você faz com essa informação, você se conforma? Está tudo certo, assim? Ou você acha que isso não está certo, que isso não está justo, e você acorda e tenta fazer alguma coisa?”, questionou.

Em seguida, ele pediu para outro câmera mostrar o Itamar.

"Grande amigo, grande parceiro, trabalha na Globo há uns 20 anos. Eu contei aqui duas histórias do Itamar. Ele me contou muitas outras. É sobre isso que a gente tem que refletir”, encerrou Turci.

Veja o vídeo:

Abordagem

A motivação de Turci foi o caso de Lucas Costa de Araújo, um jovem negro de 23 anos, que trabalha como operador de loja. Ele filmou e divulgou nas redes sociais o momento em que sofreu uma abordagem truculenta por parte de um policial militar.

"Tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado dez vezes”, disse o PM. O caso ocorreu quando o rapaz voltava do trabalho, pela orla da praia de Santos, no litoral de São Paulo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS