Pensar Piauí

Alunos se revoltam e protestam após escola ganhar o nome da mãe de Bolsonaro

Várias manifestações foram realizadas em virtude da mudança de nome, inclusive um abaixo-assinado que já conta com mais de 22 mil assinaturas

Foto: Reprodução/DCMEscola municipal com nome da mãe de Bolsonaro
Escola municipal com nome da mãe de Bolsonaro

Alunos, professores, integrantes de movimentos sociais e até mesmo líderes da Igreja Católica estão protestando após uma escola municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ganhar o nome de Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro, falecida em janeiro deste ano. O local tem sido alvo de manifestações porque, anteriormente, a prefeitura da cidade havia prometido que o prédio receberia o nome de Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, falecida em 2010, durante um terremoto no Haiti.

A escola que levava o nome da sanitarista já existia, mas foi fechada por problemas de infraestrutura e seus alunos foram transferidos para outras unidades enquanto uma nova era construída. Porém, o novo prédio, ainda não inaugurado, recebeu um letreiro com o nome da mãe do atual chefe do governo brasileiro, ideia que é fruto de um projeto do vereador Divair Alves Junior, e não foi bem aceito pela comunidade local.

“A promessa era de que a nova escola receberia o nome de Zilda Arns, mas a prefeitura mudou e colocou o nome da mãe de Bolsonaro”, criticou Renata Róseo, da direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) em Caxias, ao UOL. “Essa mudança vai contra o que foi acertado com a comunidade, é uma afronta e uma propaganda eleitoral por tabela, já que o presidente é candidato à reeleição”.

Renata explicou que Olinda Bolsonaro não tem nenhuma ligação com a cidade, enquanto Zilda Arns teve no local uma destacada atuação no combate à pobreza, por convite do bispo emérito Dom Mauro Morelli.

Várias manifestações foram realizadas em virtude da mudança de nome, inclusive um abaixo-assinado que já conta com mais de 22 mil assinaturas, número que chega perto do objetivo da petição, 25 mil. A descrição do documento criado por Douglas Ramos explica todo o trabalho feito por Zilda Arns e destaca que o novo nome foi dado à escola sem consulta prévia à população, que se orgulha da antiga fachada do prédio.

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação de Caxias enviou nota confirmando que a nova escola que está sendo construída receberá o de Olinda Bonturi Bolsonaro, conforme projeto do vereador Divair Alves Junior. Diz o texto que “assim que for inaugurada, a nova escola receberá provisoriamente os alunos da Escola Municipal Dra. Zilda Arns Neumann que ficarão no local temporariamente enquanto sua escola de origem passar por reforma geral. O imóvel, que é alugado, será comprado e reformado pela Prefeitura de Duque de Caxias”.

Com informações do DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS